Fernando Henrique Rodrigues Costa, de 37 anos, morreu após um confronto com policiais do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) na noite desta quinta-feira (5), em Rio Claro (SP). A troca de tiros ocorreu em um conjunto de cômodos na região do bairro Jardim Independência, nas proximidades da Rua M11 com a Avenida M19, no Grande Cervezão.
Saiba mais: Indivíduo morre após confronto com o 10º BAEP em Rio Claro
De acordo com informações colhidas no Plantão Policial, a ação foi motivada por uma denúncia que indicava a presença de entorpecentes e armamento no local. A denúncia apontava Fernando Henrique como o responsável pelas atividades ilícitas, que ocorreriam durante o dia e ao entardecer.
Ao chegarem ao local, os policiais militares do BAEP, iniciaram a averiguação nos cômodos do cortiço, cuja entrada era aberta. Após verificarem alguns quartos, incluindo um onde um morador mais velho reagiu à presença policial, chegaram ao cômodo de Fernando.
Segundo o relato, a equipe se preparou para entrar. Ao abrir a porta, que estava entreaberta, os policiais se depararam com Fernando portando uma arma de fogo e efetuando disparos contra eles. O policial que havia adentrado parcialmente o cômodo, revidou à agressão.
Após a troca de tiros, Fernando foi atingido. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado imediatamente via COPOM e, ao chegar ao local, a equipe médica constatou o óbito. Os policiais apreenderam a pistola calibre 765 utilizada no confronto pelo indivíduo, além de de 230g de maconha, 375g de cocaína e 2.150g de crack.
A perícia técnica foi acionada para analisar o local. A ocorrência foi registrada no Plantão Policial como morte decorrente de intervenção policial. O indivíduo possuía diversas passagens pelos meios policiais.