Nesta tarde de sábado (17), uma idosa de 85 anos registrou boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe aplicado por telefone em Rio Claro (SP). O caso foi comunicado ao Plantão Policial após a vítima relatar que criminosos se passaram por auditores da Receita Federal e a induziram a realizar diversas transferências bancárias ao longo de quase um mês.
Segundo o registro policial, os contatos começaram na manhã do dia 17 de dezembro de 2025. O golpista utilizou um número de telefone que posteriormente foi apagado dos contatos da vítima. Durante as ligações, o suspeito convenceu a idosa a efetuar várias transações financeiras sob o pretexto de supostas irregularidades fiscais.
As movimentações envolveram transferências realizadas em contas do Banco Santander e da Caixa Econômica Federal, entre os dias 17 de dezembro de 2025 e 14 de janeiro de 2026. Somados, os valores ultrapassam R$ 450 mil.
A vítima informou que só percebeu que havia caído em um golpe após o banco questionar um sobrinho sobre o volume e a frequência das transações. Diante da situação, ela procurou a polícia para registrar a ocorrência.
No boletim, a idosa solicitou que constasse o nome de seu advogado e manifestou o desejo de que o autor do golpe seja identificado e responsabilizado criminalmente. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
A Polícia reforça o alerta para que a população, especialmente idosos, desconfie de ligações que solicitam transferências bancárias ou dados pessoais, lembrando que órgãos oficiais não fazem esse tipo de contato por telefone.


