Na tarde desta quinta-feira (6), um homem de 68 anos, foi preso em flagrante por maus-tratos a um cachorro em uma área invadida no bairro Parque São Jorge, em Rio Claro (SP). A Guarda Civil foi acionada via CCOM para verificar a denúncia e encontrou o animal em condições precárias.
De acordo com os guardas, o cão, um macho jovem e não castrado, estava acorrentado com uma extensão de aproximadamente um metro, sem água, comida ou sombra para se abrigar. Além disso, o animal apresentava sinais de desnutrição e ataxia.
O tutor do cachorro, afirmou que ganhou o animal, mas não soube dizer de quem ou quando. Ele também alegou não ter dinheiro para comprar ração e que alimentava o cão apenas com sobras de comida quando possível.
Os agentes informaram que já conheciam o idoso por denúncias anteriores de maus-tratos, ocasião em que ele recebeu ração e orientações, mas não houve registro de ocorrência na época.
Diante da situação, a equipe acionou o veterinário do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura de Rio Claro, que confirmou os maus-tratos e elaborou um laudo. O cão foi resgatado e levado para receber os cuidados necessários no canil municipal.
O indiciado recebeu voz de prisão no local e foi conduzido ao plantão policial, onde permaneceu em silêncio e manifestou interesse em se pronunciar apenas em juízo. O delegado determinou a prisão em flagrante do indivíduo pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Ele foi encaminhado ao setor carcerário da Delegacia Seccional de Rio Claro.