A Polícia Civil de Rio Claro (SP) apreendeu 117 plantas de Cannabis sativa e prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (6), durante uma operação nos bairros da região central da cidade. A ação foi coordenada pelas equipes do 2º e 3º Distritos Policiais e ocorreu por volta das 16h, em um imóvel localizado na Rua 10-A.
De acordo com a polícia, os agentes realizavam diligências para cumprir um mandado de prisão preventiva contra um outro indivíduo, quando o suspeito que era alvo da ordem judicial fugiu ao perceber a aproximação da equipe. Ele utilizou uma cadeira para escalar o muro lateral e acessar a residência vizinha, onde o cultivo ilegal de entorpecentes foi descoberto.
Na tentativa de localizar o foragido, um dos policiais subiu no telhado e visualizou diversos vasos contendo plantas semelhantes à maconha no quintal do imóvel. Ao ser solicitado a permitir a entrada dos policiais, o morador recusou-se e tentou destruir as plantas arrancando-as dos vasos.
Diante da situação, a equipe ingressou na residência e apreendeu 117 plantas de Cannabis sativa, com peso aproximado de 975 gramas, além de 40 gramas da substância já preparada para consumo e uma balança de precisão. O homem foi detido e, em depoimento, confessou o cultivo das plantas.
A polícia informou que a materialidade e os indícios de autoria foram comprovados, resultando na prisão em flagrante por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/06. O indiciado foi encaminhado ao setor carcerário da Delegacia Seccional de Rio Claro, onde permanece à disposição da justiça.