Uma mulher foi presa na noite desta terça-feira (18) após descumprir medida protetiva e resistir à abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) em Rio Claro (SP). A ocorrência foi registrada no Jardim Residencial das Palmeiras.
Segundo a GCM, a equipe foi acionada pela central de comunicações e, ao chegar ao endereço informado, encontrou a suspeita discutindo com a ex-sogra na calçada da residência da vítima. A mulher tinha ordem judicial que determinava distância mínima de 200 metros em relação à vítima.
Diante do descumprimento da medida, os guardas deram voz de prisão. De acordo com o registro, a acusada não colaborou com a condução e foi necessário o uso moderado e progressivo de força. Ela foi levada para atendimento médico na UPA da Avenida 29 antes de ser conduzida à delegacia.
A vítima confirmou o ocorrido em depoimento. A conduzida foi informada de seus direitos e confessou os fatos.
Com base nas declarações, na existência da medida protetiva e na confirmação do descumprimento, a autoridade policial determinou a prisão em flagrante pelos crimes de resistência, previsto no artigo 329 do Código Penal, e descumprimento de medida protetiva, previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha.
Após os procedimentos legais, a mulher foi encaminhada à carceragem local, onde permaneceu à disposição da Justiça.



