quarta-feira, 10 dezembro, 2025
InícioSegurança e PolíciaOperação Hera II mobiliza Polícia Civil de SP para prender agressores de...

Operação Hera II mobiliza Polícia Civil de SP para prender agressores de mulheres

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quarta-feira (10) a Operação Hera II, que mobiliza equipes em todo o estado para cumprir mandados de prisão contra agressores de mulheres que estavam foragidos. A ação marca o encerramento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha que reforça medidas de enfrentamento à violência de gênero.

Ao longo do dia, policiais civis cumprem ordens judiciais em diversas cidades paulistas, com foco na prisão de investigados e condenados por violência doméstica e outros crimes praticados contra mulheres. O nome da operação faz referência à deusa Hera, símbolo de força e proteção feminina.

Durante o período dos 21 dias, as Delegacias de Defesa da Mulher intensificaram investigações, pedidos de Medidas Protetivas de Urgência, mandados de busca e apreensão e ações educativas voltadas à prevenção da violência doméstica.

De acordo com a Polícia Civil, desde 20 de novembro foram registrados mais de 21 mil boletins de ocorrência relacionados ao tema, com 8,1 mil representações por medidas protetivas. Também foram realizadas 305 representações por prisão e cumpridas quase 200 ordens judiciais. No total, 914 prisões em flagrante ocorreram no estado.

Os números atualizados da operação desta quarta-feira serão divulgados no período da tarde.

Rede de atendimento ampliada em São Paulo

O estado conta atualmente com 142 Delegacias de Defesa da Mulher, das quais 18 funcionam 24 horas por dia. Há ainda 170 Salas DDM instaladas em delegacias territoriais, criadas para oferecer atendimento reservado e especializado. O registro de ocorrências também pode ser feito pela DDM Online, disponível em 166 unidades.

As iniciativas integram o programa SP Por Todas, que reúne ações voltadas à segurança, autonomia financeira, saúde e bem-estar das mulheres. O portal centraliza serviços e informações, incluindo o aplicativo SP Mulher Segura, lançado em 2024, que aciona a polícia caso o agressor se aproxime da vítima.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias