A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Rio Claro (SP), fechou na manhã desta quinta-feira (2) uma fábrica clandestina de gelo saborizado que funcionava no bairro Santa Cruz. A ação contou com apoio da Vigilância Sanitária e do setor de Meio Ambiente e foi realizada em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca.
No imóvel, localizado na Rua 10, os policiais encontraram grande quantidade de produtos fabricados sem qualquer autorização dos órgãos competentes. Segundo a Polícia Civil, a fábrica operava em condições sanitárias e ambientais irregulares e não possuía registro como pessoa jurídica.
Foram apreendidos 4.750 unidades de gelo saborizado (cerca de 902,5 kg), 90 kg de saborizantes, 13,2 kg de adoçante, 19 mil rótulos irregulares, além de máquinas, freezers, seladoras, formas de inox e um bebedouro. Também foram recolhidas garrafas de bebidas alcoólicas e embalagens com suspeita de reutilização.
De acordo com as autoridades, a produção representava risco direto à saúde pública, já que não havia controle sanitário sobre os alimentos. O responsável pelo local foi preso em flagrante com base no artigo 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90, que trata de crimes contra as relações de consumo.
A Vigilância Sanitária interditou o estabelecimento, autuou administrativamente os envolvidos, descartou os produtos e recolheu amostras para análise pericial.