quarta-feira, 3 dezembro, 2025
InícioSegurança e PolíciaPolícia Civil prende homem por fabricação clandestina de bebidas alcoólicas ligada a...

Polícia Civil prende homem por fabricação clandestina de bebidas alcoólicas ligada a Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (2), um homem acusado de fabricar e comercializar bebidas alcoólicas de forma clandestina em São Carlos (SP), com ligação direta ao fornecimento de cachaça adquirida na região de Rio Claro (SP). A ação foi realizada pela DISE durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional das Garantias.

A investigação apontou que a produção ilegal funcionava em um imóvel localizado na Rua Francisco Cassiano Lopes, no bairro Parque Estância Suíça. No local, os policiais encontraram grande quantidade de tonéis, garrafões de vidro, garrafas plásticas, peneiras, funis, rolhas, sementes, ervas aromáticas e produtos químicos usados para modificar a coloração das bebidas. O ambiente apresentava condições precárias de higiene.

Em outro endereço, na Rua Coronel Leopoldo Prado, onde fica a residência do principal investigado, os policiais localizaram dois garrafões cheios de bebida alcoólica, outros vazios e um aparelho celular. O suspeito admitiu que comprava cachaça em um alambique da região de Rio Claro, fazia o fracionamento em São Carlos, realizava infusões com ervas e sementes e posteriormente vendia o produto para diversos estabelecimentos, principalmente bares.

Segundo o próprio investigado, eram comercializados entre 30 e 35 garrafões por dia. Ele também confirmou que não possuía qualquer tipo de registro no Ministério da Agricultura nem autorização da Vigilância Sanitária.

Ao todo, cerca de 750 litros de bebidas alcoólicas foram apreendidos. A Vigilância Sanitária foi acionada para as autuações administrativas e o Instituto de Criminalística realizou a coleta de amostras para perícia.

O homem foi autuado por crime contra as relações de consumo, por manter mercadorias impróprias para o consumo, conforme a Lei Federal nº 8.137/90, e permaneceu preso à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicitou autorização judicial para a destruição das bebidas apreendidas devido à grande quantidade e aos riscos à saúde pública.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias