sábado, 15 novembro, 2025
InícioSegurança e PolíciaPolícia fecha fábrica clandestina de bebidas e detém dois suspeitos em Americana

Polícia fecha fábrica clandestina de bebidas e detém dois suspeitos em Americana

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Polícia Civil de São Paulo fechou nesta terça-feira (30) uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Americana, no interior do estado. Dois suspeitos foram detidos durante a ação.

No local, uma chácara na zona rural, os policiais apreenderam cerca de 17,7 mil itens usados na produção e adulteração de bebidas, incluindo recipientes, garrafas e materiais de armazenamento.

De acordo com as investigações, na fábrica eram produzidos uísque, gim e vodca. A polícia destacou que não foi encontrado metanol no espaço.

Segundo o delegado Wagner Carrasco, o imóvel vinha sendo monitorado há mais de um mês. “Encontramos uma fábrica clandestina muito bem estruturada, que abastecia tanto o comércio local quanto a capital paulista”, afirmou.

Os dois suspeitos vão responder por crimes contra a propriedade material, contra a saúde pública e contra a relação de consumo.

Apreensões em outras cidades

Na capital paulista, a Polícia Civil apreendeu mais de 800 garrafas de bebidas alcoólicas com suspeita de adulteração durante fiscalizações realizadas nos dias 29 e 30 de setembro. O material foi encaminhado para análise no Instituto de Criminalística (IC).

Em Mogi das Cruzes (SP), foram encontradas 80 garrafas com indícios de falsificação em uma adega. Os proprietários também são investigados.

Casos de intoxicação por metanol

O governo do Estado de São Paulo confirmou que cinco pessoas morreram após sete casos de intoxicação por metanol. Além disso, 15 casos suspeitos estão em investigação.

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, quando ingerida, se transforma em produtos altamente tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar a morte.

Entre os principais sintomas estão:

  • visão turva ou perda de visão, podendo evoluir para cegueira;
  • náuseas, vômitos e dores abdominais;
  • sudorese e mal-estar generalizado.

Orientação médica

Em caso de suspeita de intoxicação, a recomendação é procurar atendimento médico imediato e acionar os canais de emergência:

  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
  • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
  • CIATox local para orientação especializada

A orientação também vale para pessoas que tenham consumido as mesmas bebidas suspeitas, mesmo sem sintomas aparentes.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias