Iniciativa envolve órgãos públicos e terceiro setor
O município de Rio Claro está se mobilizando para reforçar ações de atendimento e orientação de pessoas em situação de rua. Na quinta-feira, 31, reunião realizada na Secretaria Municipal da Administração discutiu o assunto. “Essa força-tarefa com o envolvimento da prefeitura, polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e entidades do terceiro setor vai alinhar e ampliar as ações que já vinham sendo feitas”, afirma o secretário municipal da Administração, Rogério Marcheti.
Denominada “Programa 3S – Urbanismo”, a força-tarefa, de acordo com os organizadores, tem como princípio a atuação integrada e responsável, promovendo abordagens cuidadosas, encaminhamentos adequados e, principalmente, ações que possibilitem a reconstrução dos laços familiares e sociais, promovendo o retorno à dignidade e à cidadania.
A reunião entre representantes de diversas instituições teve como objetivo alinhar ações da iniciativa, que integra os setores de comunicação, posturas e informação com foco na abordagem humanizada e na reconstrução de vínculos familiares de pessoas em situação de rua.
O encontro reforçou a importância da atuação conjunta e coordenada entre os órgãos públicos e a sociedade civil para promover soluções efetivas, com base na dignidade, acolhimento e reintegração social.
Da reunião participaram representantes da Prefeitura de Rio Claro, Câmara Municipal de Rio Claro, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Udam – União de Amigos e Fundação Municipal de Saúde.
Outras ações já estão sendo planejadas para garantir a continuidade e a efetividade do programa.