quinta-feira, 25 dezembro, 2025
InícioSegurança e PolíciaROCAM prende motociclista após perseguição, resistência e adulteração de placa em Rio...

ROCAM prende motociclista após perseguição, resistência e adulteração de placa em Rio Claro

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

A Polícia Militar prendeu um homem na madrugada desta quinta-feira (25) por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, desobediência e resistência, durante uma ação da ROCAM no bairro Parque Universitário, em Rio Claro (SP).

De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 0h30, quando a equipe realizava patrulhamento ostensivo e visualizou uma motocicleta ocupada por um casal. Durante a observação, os policiais constataram que a placa do veículo estava parcialmente encoberta por fita adesiva, dificultando a identificação dos sinais identificadores.

Diante da irregularidade, foi emitida ordem legal de parada por meio de sinais sonoros e luminosos, que não foi obedecida pelo condutor. O motociclista iniciou fuga por diversas ruas e avenidas da cidade.

Durante o acompanhamento, o condutor passou repetidas vezes pela Avenida 6, no bairro Parque Universitário, local que apresentava grande aglomeração de pessoas em razão da data festiva. Segundo a PM, outros indivíduos que praticavam infrações de trânsito passaram a incitar a população contra os policiais, o que resultou no arremesso de pedras, tijolos e outros objetos, atingindo a equipe e expondo os agentes a risco.

Apesar do cenário hostil, os policiais conseguiram realizar a abordagem. No momento da intervenção, o condutor resistiu ativamente à prisão, se debatendo e empurrando os policiais, além de desobedecer às ordens legais. Diante da resistência, foi necessário o uso progressivo e proporcional da força para contê-lo e garantir a segurança da equipe, do próprio abordado e de terceiros.

A passageira da motocicleta, não apresentou resistência e colaborou com a ação policial.

Após a contenção, o condutor foi algemado, conforme previsto em lei, devido à resistência apresentada, ao fundado receio de fuga e ao contexto de hostilidade no local. Ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento da Avenida 29 e, posteriormente, conduzido ao Plantão Policial.

No plantão, foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante Delito contra o condutor pelo crime previsto no artigo 311, §2º, inciso III, do Código Penal, que trata da adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O homem foi encaminhado à cadeia pública, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

A motocicleta foi apreendida e encaminhada para perícia.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias