O Governo de São Paulo nomeou 1.077 soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A publicação foi feita nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial do Estado.
Com a nomeação, os novos integrantes aguardam a posse para iniciar o curso de formação na Escola Superior de Soldados, localizada em Pirituba, na zona oeste da capital.
Após o término da formação, os soldados reforçarão o policiamento ostensivo e as ações de preservação da ordem pública em todo o estado. As atividades incluem aplicação da lei e combate a infrações penais e administrativas.
Edital e requisitos
O edital do concurso foi lançado em novembro de 2024. Para concorrer, era necessário atender aos requisitos mínimos, como idade entre 17 e 30 anos, regularidade eleitoral e altura mínima de 1,55 metro para mulheres e 1,60 metro para homens.
O processo seletivo incluiu provas de conhecimentos, exames psicológicos, testes de aptidão física, análise de conduta social, verificação de reputação e idoneidade, além de conferência documental.
Expansão do efetivo
Desde 2023, o Governo de São Paulo abriu 14,4 mil vagas para ampliar o efetivo da Polícia Militar em ações preventivas e de policiamento ostensivo. Atualmente, dois concursos para soldados seguem em andamento, somando 4,9 mil vagas.



