Categorias

Simpósio sobre sífilis é nesta sexta

A atividade é direcionada a profissionais de saúde da rede pública e privada

O simpósio tem como compromisso a articulação em rede de ações estratégicas para o enfrentamento dos casos de sífilis em Rio Claro, com o objetivo de promover discussões e reflexões acerca dos desafios atuais a serem enfrentados.

Entre 2011 e 2015 foram registrados 68 casos em gestantes, sendo 46 de sífilis congênita. Em 2016, foram 12 casos em gestante, um deles congênita.
Um dos pontos mais importantes do plano de combate à doença é enfatizar junto aos profissionais e gestantes a importância de se fazer o pré-natal completo. Sexualmente transmissível, a sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Seus maiores sintomas ocorrem nos dois estágios iniciais da infecção e, o maior perigo, é a sífilis atacar a gestante.

Publicidade

Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

A sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho e pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. O diagnóstico se dá por meio do exame de sangue e deve ser pedido no primeiro trimestre da gravidez. O recomendado é refazer o teste no 3º trimestre da gestação e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto.

Em Rio Claro, os testes rápidos e outros exames preventivos de diagnóstico da sífilis podem ser feitos no Sepa, na Avenida 19, 1045, esquina com a Rua 10, e em todas as Unidades Básicas de Saúde e as de Saúde da Família.

Direcionado a profissionais de saúde da rede pública e privada, o evento terá início às 8h30 no auditório principal do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), na Rua Dr. Eloy Chaves (“Rua 6”), 3265, no bairro Alto do Santana.

 


Comentários: