Categorias

Campanha de Incentivo a Doação de Sangue teve início em Rio Claro

O objetivo do projeto é a conscientização sobre a importância da doação frequente de sangue

Durante o mês de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da doação e homenagear as pessoas solidárias com a causa. Este período, também é considerado crítico, ou seja, aumenta o número de casos que precisam utilizar o banco de sangue das instituições de saúde em razão do recesso escolar.

Em Rio Claro, o estímulo à doação de sangue veio por meio do projeto do vereador Yves Carbinatti, a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Sangue, que teve início nesta segunda-feira, 19.  Yves comenta que a doação de sangue é uma atitude simples, e que pode salvar a vida de outra pessoa.

Publicidade

No Brasil, 1,8% da população doa sangue, taxa que está distante da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 3%. Ciente das estatísticas, Yves elenca o objetivo do projeto. “Espero que com a campanha, cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a importância da doação, não apenas nessas épocas”, diz.

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Contudo, o número de doadores ainda não é capaz de suprir a demanda existente, principalmente em épocas de férias escolares e no carnaval. De acordo com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, períodos críticos são aqueles onde existem a diminuição do número de doadores e o aumento da necessidade de bolsas de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, não estão aptos a serem doadores aqueles que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos, e mulheres grávidas ou amamentando.

Em Rio Claro, as doações podem ser realizadas no Banco de Sangue da Santa Casa as segundas, quartas e sextas-feiras, das 07h às 11h. A Santa Casa está localizada na Rua 2, nº 297, Centro.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.


Comentários: