Categorias

Exposição reúne fotos de Rio Claro a partir desta sexta no Casarão da Cultura

As imagens são do concurso fotográfico “Rio Claro revela sua história”. A abertura da exposição e premiação dos vencedores será a partir das 20 horas

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, realiza nesta sexta-feira, a abertura e premiação da 9ª edição do concurso fotográfico “Rio Claro revela sua história”. A atividade, que tem entrada franca, está marcada para as 20 horas no Casarão da Cultura.

“Cada fotógrafo expressa a sua visão da cidade a partir do tema proposto e o resultado é uma exposição com belas imagens, com a captação de cenários e movimentos nem sempre atrativos na movimentada vida que levamos no dia a dia”, destaca Mônica Ferreira, superintendente do Arquivo Público.

Publicidade

Com a temática “Itinerários Urbanos: percursos, pontos de referência e identidade espacial”, a edição deste ano do concurso conta com a participação de 22 fotógrafos profissionais e amadores. Os vencedores serão divulgados na cerimônia desta sexta, quando também serão entregues os prêmios aos três primeiros colocados e menções honrosas.

O julgamento das imagens ficou por conta do trio de fotógrafos Renê Mainardi, Rubens Hardt e Marcos Gaspar. A presidência da comissão organizadora ficou a cargo de Luiz Miotto, conhecido fotógrafo e artista plástico rio-clarense. Todos eles, juntamente com os fotógrafos inscritos no concurso, terão belos trabalhos expostos no evento. A exposição pode ser vista no Casarão até o dia 7 de julho.

Neste ano, o concurso sugeriu aos fotógrafos o registro do sentimento de pertencimento aos espaços do município, de como representam esta percepção por meio dos itinerários urbanos que ilustram relações objetivas/subjetivas estabelecidas entre indivíduo e meio: estórias e sensações do percurso cotidiano, memórias de seus trajetos, apreensão visual e identidade espacial, na busca de elementos que definem a imagem da cidade, como vias, limites, bairros, cruzamentos e elementos marcantes.


Comentários: