Categorias

Poetisa rioclarense lança livro neste sábado, no Casarão da Cultura

Poetisa Regina Crespo

A autora, Regina Crespo, nasceu em Rio Claro, em 1961. Partiu aos 18 anos para estudar, mas sempre manteve laços afetivos profundos com a cidade, onde permanecem suas raízes

“A arte de enumerar”, Editora Urutau, 2017, livro de poemas de Regina Aída Crespo, será lançado nesse sábado às 19h30, no Casarão da Cultura de Rio Claro. Aída é rio-clarense e há anos vive na Cidade do México. Escreve poesia desde jovem e agora publica seu primeiro livro, que espelha sua vivência entre dois universos culturais e linguísticos distintos, que se complementam no plano da escrita poética.

A autora nasceu em Rio Claro, em 1961. Partiu aos 18 anos para estudar, mas sempre manteve laços afetivos profundos com a cidade, onde permanecem suas raízes, família e muitos dos seus amigos. Regina se dedicou à carreira universitária. Mudou-se para a Cidade do México , onde trabalha há 22 anos como professora e pesquisadora no Centro de Investigações sobre a América Latina e o Caribe, da Universidad Nacional Autónoma do México (Unam).

Publicidade

“A arte de enumerar” se compõe de haikais e de poemas de formato variado, em verso livre. O poeta Fabio Weintraub, autor do prefácio, destaca, entre outros elementos, a relação geográfica, linguística e sentimental. “Com relação ao ponto de vista móvel, vale lembrar que a experiência de Regina como tradutora também se revela aqui, pela presença de poemas em espanhol, pela reflexão sobre a mescla de idiomas (“café latte com leite light,/ miragem de três línguas, três eles e exíguas calorias”) e sobre o incessante deslizamento de sentido no “desfile de sinônimos” (conforme se verifica em “Word reference”)”.

Regina Aída Crespo voltou a Rio Claro em julho de 2016 para realizar projeto de pesquisa. Prestes a regressar ao México, vê neste livro a celebração do ano que viveu aqui, onde reencontrou cores, imagens e sensações capazes de construir um mundo próprio, além das distâncias geográficas e do passo implacável do tempo.


Comentários: