Categorias

Lançamento do livro “Memórias de Midiel” acontece neste sábado

A publicação do livro era um sonho antigo do já falecido autor, Midiel Christofoletti, que foi viabilizado por meio do empenho de diversas pessoas

A história de Rio Claro sendo contada sob o ponto de vista de um cidadão apaixonado pela cidade. Essa é a premissa do livro “Memórias de Midiel – Histórias e Casos de Rio Claro e sua Gente” com textos escritos por Midiel Christofoletti, que será lançado no sábado, dia 2 de setembro, às 20 horas, no Casarão da Cultura.

Escrito em uma linguagem fácil e acessível, o livro não restringe faixa etária e pode ser lido por crianças e adultos. “Pessoas de todas as idades serão convidadas a relembrar a história de nossa Cidade Azul através da linguagem acessível, muitas vezes cômica e particular do autor”, informa Fátima Christofoletti dos Santos, filha de Midi.

Publicidade

De acordo com ela, os textos foram selecionados entre 1.400 crônicas, trabalho realizado durante seis anos. A editora responsável pela publicação fez a seleção final dos textos que interligam fatos históricos da cidade. Escolas, igrejas e floresta estadual são alguns dos temas tratados na obra, que tem como objetivo aguçar a memória dos saudosistas e também perpetuar a história da cidade, para que novas gerações tenham acesso ao rico acervo de informações que o autor detinha.

“Todavia, em 1830 Rio Claro já tinha dois mil habitantes, construíra-se uma igreja e o lugar fora elevado a paróquia…”, diz um dos trechos do livro que ainda conta que “A história de formação do Jardim Público teve início a partir da construção de uma igreja num dos terrenos centrais da cidade (local onde hoje está o Lago do Índio) entre os anos de 1857 e 1869”.

“A publicação do livro era um sonho antigo do meu pai que faleceu em 2008”, declara Fátima lembrando que o projeto foi viabilizado através do empenho de várias pessoas. Neste ano Midi completaria 90 anos.


Comentários: