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Professores fazem curso sobre matemática no cotidiano escolar

Treinamento realizado em parceria com Instituto Federal de Educação de São Paulo foi concluído na quarta-feira.

Professores da rede pública municipal de ensino de Rio Claro concluíram na quarta-feira (13) curso de aperfeiçoamento profissional, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. O treinamento ministrado pela professora Rosemeire Marques Ribeiro Archangelo abordou com os participantes o uso do raciocínio lógico-matemático nas brincadeiras do cotidiano escolar.

“É importante proporcionar aos profissionais cursos de atualização e aprimoramento para que possamos cada vez mais oferecer aos alunos educação de qualidade”, observa Adriano Moreira, secretário de Educação.

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Realizado em parceria com o Instituto Federal de São Paulo – IFSP, o curso foi iniciado no dia 3 de maio e teve como objetivo aprofundar os conceitos do processo de aquisição do número pela criança, como conservação, seriação e classificação. As aulas também abordaram a prática pedagógica a partir da fundamentação teórica e do planejamento de atividades, entre elas brincadeiras e jogos que favorecem a aprendizagem da matemática.

“Em nome do Instituto Federal de São Paulo parabenizo a todos os alunos pelo grande esforço e dedicação, pois mesmo após uma jornada inteira de trabalho, demonstraram grande interesse no curso e nos estudos”, destacou o professor Marcelo Camacho de Souza, gerente administrativo do IFSP. “Agradeço à professora Rosemeire Archangelo por compartilhar com motivação suas experiências e conhecimento com todos, agradeço também a equipe da Secretaria de Educação pela parceria e comprometimento demonstrado com a formação e capacitação de seus servidores”, acrescentou.

Com carga horária de 60 horas, o treinamento teve participação de professores e professores coordenadores que trabalham com crianças com idade de quatro a sete anos, atendendo as turmas de infantil 1 e 2 e 1º e 2º anos do ensino fundamental das escolas municipais.

“A formação contribuiu com a minha prática diária na sala de aula e me fez compreender uma forma de aprendizagem que possibilita às crianças a formação do pensamento e desperta o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, enriquecendo minhas aulas e ampliando o repertório de atividades.”, afirmou a professora Andréia Ângelo Marques.

O professor Iuri Pellegrini Alvarenga destacou a qualidade do material teórico oferecido no curso, relatando que ouviu de outros professores participantes o quanto o conteúdo contribuiu para a prática na sala de aula.

Já a professora Ilsa Helena da Silva Correa além de ressaltar a qualidade do curso, lembrou da importância do uso do espaço em que funciona o IFSP, no bairro Santana, assim como a transferência da Escola Municipal Arlindo Ansanello para um dos prédios da antiga Unesp.  “Como moradora do bairro ouço a comunidade próxima do prédio agradecer, pois especialmente o funcionamento de cursos no período noturno no prédio do IFSP trouxeram melhorias para o bairro”, afirmou.


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