Categorias

Rio Claro zera a fila de espera por exames de mamografia

Mais de cinco mil exames foram realizados de janeiro de 2017 a março deste ano.

De janeiro de 2017 a março de 2018 quase seis mil pacientes realizaram mamografia em Rio Claro, que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames. “Agora estamos agendando e realizando as mamografias solicitadas neste mês de abril, sem filas”, informa o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. Dos sete mil exames agendados, pouco mais de mil pacientes não compareceram no dia do atendimento.

O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

Publicidade

Para se ter uma ideia da grande demanda por exames de mamografia, em dezembro do ano passado entraram mais 360 pedidos de mamografia, outros 370 em janeiro deste ano, mais 370 em fevereiro e 424 no mês de março. “Chegamos a mais uma fila zerada, com acolhimento, qualidade e humanização, frutos dos esforços em prol de uma saúde pública de qualidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Esses mais de cinco mil exames de mamografia foram realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades, do governo estadual), na Gold Imagem, por meio de contrato estabelecido com a Santa Casa de Misericórdia, e na carreta da mamografia que a prefeitura implantou no mês passado para reforçar o atendimento nesse setor.

No Espaço Mais Saúde, após a realização das mamografias, os filmes radiográficos são encaminhados a especialista e os resultados, que saem em até 20 dias, são encaminhados ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Os casos com resultado positivo são imediatamente encaminhados para tratamento.

Em reunião na semana passada no Departamento Regional de Saúde, em Piracicaba, a direção do órgão parabenizou Rio Claro pelos resultados alcançados no atendimento em mamografia. “Esse trabalho envolve vários setores da área de saúde e estamos redobrando esforços para dar agilidade a esse exame que é tão importante para a prevenção ao câncer de mama”, afirma a diretora de gestão do SUS em Rio Claro, Eleny Freitas Almeida.


Comentários: