Categorias

Polícia apreende duas aeronaves suspeitas de lavagem de dinheiro no Aeroporto de Americana

Avião e helicóptero são de empresário que tem hangar no município. Eles foram localizados após apreensão de cocaína em outra aeronave no Amazonas.

Uma operação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana (SP) apreendeu duas aeronaves sob suspeita de lavagem de dinheiro. O avião e o helicóptero foram localizados no Aeroporto Municipal como resultado de uma investigação da Polícia Civil após a apreensão de 458 kg de cocaína em outro avião no Amazonas, no dia 23 de abril. As aeronaves pertencem a um empresário que tem um hangar na cidade.

Foram apreendidos no Aeroporto de Americana um helicóptero modelo Robimson R44 II, prefixo PT-RGD, que havia sido adquirido por R$ 600 mil, e o avião Cessna Aircraft 402, prefixo PP-ATT, com capacidade para transporte de seis passageiros, comprado por R$ 400 mil. A ação aconteceu na quinta-feira e foi informada pela Polícia Civil no sábado (28). O empresário está sendo investigado e permanece em liberdade. As aeronaves ficaram no aeroporto com os motores travados.

Ainda segundo informações da Dise, a aeronave Piper Aircraft prefixo PT-CMV, que foi apreendida com a droga no dia 23 de abril em Carauari (AM), havia partido de Americana três dias antes e “teria sido vendida pelo empresário”.

Publicidade

A Polícia Civil também apura fraude na venda do avião apreendido no Amazonas. Os bancos retirados da aeronave para transportar as drogas foram apreendidos na carroceria de um veículo modelo Ford Ranger, que também pertence ao empresário, que mora no Espírito Santo. O avião, o helicóptero e o carro estavam dentro do hangar do homem no aeroporto.

Helicóptero apreendido no Aeroporto de Americana suspeito de lavagem de dinheiro (Foto: Dise Americana)

Helicóptero apreendido no Aeroporto de Americana suspeito de lavagem de dinheiro (Foto: Dise Americana)

Apreensão no Amazonas

Na segunda-feira (23), quatro homens foram presos no aeroporto de Carauari, que fica a 788 km de Manaus (AM). A polícia foi acionada após a direção do aeroporto suspeitar da constante atividade de um avião sem identificação que abastecia no local diariamente. Entre os quatro presos, estavam um Colombiano e um morador de Hortolândia (SP).

De acordo com a polícia, a aeronave pousou no local pelo menos quatro vezes em uma semana. Ela não tinha comunicação e pousava de forma clandestina. Ao chegar no aeroporto, a polícia desconfiou da atividade de dois homens que estavam no local. Eles tentaram avisar os suspeitos para fugirem, mas foram detidos.

Grupo foi preso com sacolas de cocaína pura em Carauari (AM) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Grupo foi preso com sacolas de cocaína pura em Carauari (AM) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Dentro da aeronave, a polícia apreendeu 13 sacolas com cerca de 30 kg de cocaína cada uma. A droga foi apreendida e os suspeitos encaminhados à delegacia do município amazonense.

À polícia, o grupo informou que estava indo para o município de Tabatinga (AM), mas a suspeita é de que as drogas seriam transportadas para Manaus. Além da cocaína, uma quantia de bolívares foi apreendida com o grupo. A polícia acredita que a droga seja proveniente da Bolívia e estava na rota do tráfico para a capital amazonense.

Fonte: Beto Ribeiro Repórter


Comentários: