Categorias

Rio Claro lança a quarta edição da olimpíada ambiental com recorde de participantes

Vinte escolas da educação infantil e ensino fundamental e dois projetos sociais disputam a competição ambiental.

Com participação recorde de mais de 6.700 envolvidos diretamente, entre estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e de dois projetos sociais, além de funcionários e corpos diretivos das escolas inscritas, vinte escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro participam da quarta edição da olimpíada ambiental, evento que tem como objetivo aliar a conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente com a prática esportiva.

A solenidade do lançamento da olimpíada ambiental foi realizada na manhã de segunda-feira (27), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A olimpíada ambiental tem como objetivo conscientizar as pessoas, principalmente as crianças. Só se constrói uma cidade melhor com educação visando a transformação, e projetos como esse são essenciais nesse sentido”, comenta Juninho.

Publicidade

Além do número recorde de participantes, a expectativa é ultrapassar a marca de arrecadação da terceira edição, em que cerca de 70 toneladas de material reciclável foram recolhidas. “É claro o contagiante entusiasmo das crianças em participar da olimpíada ambiental”, pontua o secretário municipal de Educação, Adriano Moreira.

A olimpíada ambiental “Atitudes que podem mudar o mundo” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, aborda o tema “10 diretivas do Programa Município Verde Azul”. Contará com atividades para alunos dos ensinos infantil, fundamental e de dois projetos sociais, como arrecadação de materiais recicláveis e óleo de cozinha, e peças teatrais, sendo realizadas entre os meses de agosto e novembro deste ano. Para alunos do Ensino Fundamental, também haverá a realização de jogos cooperativos com prova de conhecimentos gerais e caça ao tesouro, além de futsal masculino e feminino.

Uma novidade é a inclusão dos alunos da Educação Infantil nas atividades culturais, com a elaboração de uma escultura feita com material reciclado.

Também pela primeira vez será realizada prova social, com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

“É uma forma de competição saudável, na qual o meio ambiente é o grande vencedor e o resultado, compartilhado por todos nós”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

O encerramento, com a premiação das três escolas que mais pontuarem da Educação Infantil, e as três do Ensino Fundamental, está previsto para o dia 28 de novembro, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

Também participaram do lançamento da quarta olimpíada ambiental o vereador Júlio Lopes; o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio; o diretor de Manejo Florestal, Marcos Gaspar; o gerente de conservações da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Andrade; o gerente de Operações, Willian de Oliveira; o diretor do departamento pedagógico da Secretaria da Educação, Osmar Arruda Garcia; e o coordenador ambiental da Secretaria de Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade.

A olimpíada ambiental foi reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como projeto inovador e ficou em segundo lugar do sétimo prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade. O município concorreu na categoria “Gestão Pública” com a terceira olimpíada ambiental do ano passado. Única cidade do estado de São Paulo, Rio Claro se destacou entre 70 projetos de todo o país em que 12 foram premiados com os melhores projetos de sustentabilidade na administração pública.

A organização da olimpíada ambiental é da prefeitura de Rio Claro por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, Conselho Municipal de Defesa do meio Ambiente (Comdema), Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, por meio do setor de informação, educação e comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).


Comentários: