Categorias

Tiro de Guerra comemorou Dia do Soldado com solenidade e homenagens

Data exalta importância de Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro.

Cerca de 400 pessoas participaram da solenidade em comemoração ao Dia do Soldado realizada no sábado (25) na sede do Tiro de Guerra de Rio Claro. Além da exaltação a Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro, o evento foi marcado pela entrega do título honorífico “Amigo do Tiro de Guerra”, concedido neste ano ao chefe de Gabinete da prefeitura de Rio Claro, Ricardo Naitzke, e ao diretor da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Décio Soares Camargo Júnior.

O capitão José Odilon Figueira fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, relativa ao Dia do Soldado, destacando a importância da restauração da disciplina social, da noção de autoridade e do respeito às tradições e valores. “Sem esses valores, estamos nos infelicitando, diminuindo nossa autoestima e alterando nossa identidade”, destacou Figueira em seu discurso.

Publicidade

A comemoração do Dia do Soldado é realizada na data de aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, considerado o soldado símbolo da Pátria por ser figura de destaque em vários episódios importantes do Brasil Império. Caxias pacificou províncias insurgentes, restabeleceu a credibilidade na autoridade civil e revitalizou a crença no futuro das instituições, com espírito legalista e vislumbrando um futuro grandioso para o Brasil.

Também marcaram presença na solenidade o capitão José Odilon Figueira, chefe da seção de Fiscalização de Produtos Controlados do 13º RC MEC; o capitão da Reserva Claudio dos Santos Silva; Luis Fernando Bueno de Godoy, comandante da Guarda Civil Municipal; o primeiro sargento Robinson Alexandre Boeck, chefe de instrução do Tiro de Guerra; e o primeiro sargento Jussiê de Souza Dantas, instrutor do Tiro de Guerra.


Comentários: