Categorias

Daae faz uso de drones para mapear áreas do “Projeto Nascentes”

Prefeitura realiza atividades didáticas em nascentes de Rio Claro.

Além de trabalhar na qualidade da captação, tratamento e abastecimento de água, autarquia tem feito constante trabalho ambiental.

Em parceria com a Defesa Civil, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Rio Claro está incluindo o uso de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, no mapeamento das áreas do “Projeto Nascentes”, criado com o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos em 10 nascentes da cidade por ano. “Com isso, temos um monitoramento atualizado com imagens aéreas de áreas que, em alguns casos são de difícil acesso”, explica o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

O “Projeto Nascentes faz pare dos esforços do município pela conservação e preservação do meio ambiente, com foco no reflorestamento de nascentes com o plantio de mudas provenientes do viveiro da autarquia.

Publicidade

Além da Defesa Civil e Guarda Municipal, a prefeitura adquiriu os drones também para serem utilizados em setores como os de obras, trânsito e meio ambiente. “São ferramentas muito úteis para o município, agora temos mais segurança para monitorar locais que oferecem risco”, esclarece o diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo.

O “Projeto Nascentes” também faz parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Além desta iniciativa ambiental, o Daae revitalizou toda a área do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, e fez a manutenção e troca de equipamentos, facilitando o trabalho dos funcionários e os cuidados com as mudas.

Atualmente, o viveiro do Daae conta com cerca de 3.200 mudas para pronta entrega de árvores nativas e frutíferas para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento. Informações sobre doação de mudas pelo Daae podem ser obtidas pelos telefones 3531-5202 e 3531-5248, de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 horas às 16h30.


Comentários: