Categorias

Olimpíada Ambiental inicia competição de futsal masculino e apresentações de teatro

Quarta edição do evento conta com a participação recorde de mais de 6.700 pessoas.

A partir da próxima segunda-feira (22) a quarta edição da Olimpíada Ambiental de Rio Claro inicia a fase esportiva, com a realização de partidas de futsal masculino. Com alunos de até 11 anos de idade, 12 escolas buscarão o título de campeã da modalidade. Divididas em quatro grupos com três times cada, as escolas se enfrentam dentro de cada grupo, classificando a primeira colocada de cada chave para a fase seguinte.

As partidas serão realizadas nas escolas João Batista Maule, Hamilton Prado, Caic e na quadra ao lado da escola Darci Reginato. A partida inicial será às 8 horas, entre a escola João Batista Maule, que jogará em sua quadra contra o time da escola Dante Egreggio. O chute inicial será dado por Edson Augusto, ex-jogador do Velo Clube, volante nas campanhas históricas do acesso em 1978 e na disputa da elite do Campeonato Paulista em 1979 pelo Rubro-Verde.

Publicidade

A semifinal será realizada no dia 26 de outubro, na quadra do Caic e a disputa de terceiro lugar e final, no dia 30, na quadra da escola Hamilton Prado. As disputas do futsal feminino terão início no dia 06 de novembro.

“Um dos focos é aliar a conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente com a prática esportiva, além da interação entre as crianças das escolas participantes”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

Na quinta-feira (25) terão início as apresentações culturais, com performance do Projeto Arte e Vida, que apresentará a peça teatral “Água: fonte de vida”. Nessa fase, que vai até novembro, todas as escolas participantes do Ensino Fundamental apresentam uma peça de teatral com no máximo 10 minutos, abordando temas ambientais.

“O teatro consegue, de forma descontraída, abordar temas ambientais com os alunos e comunidade, levando conhecimentos de maneira lúdica e prazerosa”, comenta o secretário de Educação, Adriano Moreira, acrescentando que a escola com melhor nota fará apresentação da peça na cerimônia de encerramento da Olimpíada Ambiental, marcada para o dia 28 de novembro, no palco do auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

Vinte escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro estão envolvidas da quarta edição da Olimpíada Ambiental, com participação recorde de mais de 6.700 pessoas entre estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e de dois projetos sociais, além de funcionários e corpos diretivos das escolas inscritas.

A olimpíada ambiental “Atitudes que podem mudar o mundo” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, aborda o tema “10 diretivas do Programa Município Verde Azul”.

Conta também com atividades como arrecadação de materiais recicláveis e óleo de cozinha, sendo prosseguindo até novembro deste ano.

Pela primeira vez, os alunos da Educação Infantil participam das atividades culturais, com a elaboração de uma escultura feita com material reciclado, cuja apresentação será realizada também na cerimônia de encerramento.

Outra novidade é a realização de prova social, com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

A organização da olimpíada ambiental é da prefeitura de Rio Claro, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

 


Comentários: