Categorias

Rio Claro sedia treinamento para guardas civis de 16 municípios

Intercâmbio de técnicas operacionais abordará várias situações da rotina de trabalho dos GCMs.

Rio Claro sedia na próxima semana intercâmbio de técnicas operacionais entre as guardas civis municipais de 16 municípios. O “Training day GAP – Rio Claro” terá atividades na segunda-feira (6) e nos dias 8 (quarta-feira) e 10 (sexta-feira) de maio. “Aprimorar cada vez mais o trabalho da Guarda Civil tem sido um dos nossos principais focos na área de segurança”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Com uma corporação atualizada e capacitada, quem ganha é a população”, acrescenta.

A programação terá aperfeiçoamento na atuação de guardas municipais em técnicas de documentação, inteligência, posturas e atuação. Vai falar sobre as funções de cada integrante da equipe em patrulhamentos, técnicas e dinâmicas de abordagem, diálogo e revista pessoal, busca veicular a motos e carros, uso de algemas, técnicas de transposições de obstáculos com varredura, de remoção de guardas civis feridos e de incursão em local de alto risco sob stress. São esperados 30 guardas civis por dia de atividade, em área localizada na Rua 14 com Avenida 23, bairro Consolação.

Publicidade

“Os agentes da segurança pública precisam treinar constantemente, pois vivenciam no dia a dia uma série de situações que muitas vezes exige respostas rápidas, e o treinamento minimiza os riscos inerentes à função”, comenta o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil,  Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A atividade está sendo realizada pela prefeitura por meio do Núcleo de Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança. De acordo com o GCM Pinhatti, que coordena a organização do evento, o treinamento vai exercitar habilidades operacionais em uma série de atividades programadas para ocorrerem das 7 às 19 horas. “Também falaremos e demonstraremos técnicas com utilização de réplicas de objetos ilícitos, faremos estudos de casos e simularemos ocorrências”, enumera.

Participam do intercâmbio integrantes das guardas municipais Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Araras, Leme, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Holambra, Espírito Santo do Pinhal,  Limeira, Iracemápolis, São Carlos, Ibaté, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi e São José do Rio Preto.


Comentários: