Categorias

Gestantes recebem orientação e acompanhamento no Bonsucesso


Futuras mamães participam de encontros semanais durante a gestação.

As gestantes que residem na região dos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel têm encontro marcado às segundas-feiras. Toda semana nesse dia elas participam de encontro do projeto “Nascendo Junto”, que tem como objetivo orientar as futuras mamães sobre os cuidados necessários para garantir sua própria saúde e a do bebê.

Publicidade

O projeto faz acompanhamento coletivo das gestantes, serviço realizado pela prefeitura de Rio Claro em parceria com o terceiro setor. O trabalho é executado pelas equipes de proteção social básica por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia), vinculados à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.

“O principal foco do projeto Nascendo Junto é a proteção da criança para que ela receba cuidados básicos e afeto, além de garantir os direitos das gestantes e cumprir as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica Érica Belomi, secretária municipal do Desenvolvimento Social.

O projeto “Nascendo Junto” é viabilizado através de articulação entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e terceiro setor. “Além de receber orientações e acompanhamento da gestação, quem participa com assiduidade ganha peças para o enxoval”, informa Érica, destacando que as ações em rede unem forças e o trabalho em conjunto pode trazer resultados mais efetivos.

O projeto beneficia todas as gestantes referenciadas no Cras Bonsucesso/Novo Wenzel e na unidade de saúde do bairro. O trabalho é contínuo e os encontros ocorrem todas as segundas-feiras às 14 horas. As gestantes interessadas em participar da atividade devem entrar em contato com o Cras, pelo telefone (19) 3531-3243.


Comentários: