Categorias

Prefeitura de Rio Claro providencia transporte de onça-parda para Jundiaí


Felino estava ferido e foi levado ao Centro de Reabilitação de Animal Silvestre, em Jundiaí.

Um filhote de onça-parda ferido foi resgatado em Rio Claro na madrugada de terça-feira (20) e encaminnhado a Jundiaí para receber os cuidados necessários. “O departamento municipal de Proteção Animal realizou os procedimentos administrativos para que a onça-parda fosse levada a local adequado e possa se recuperar”, explica Giselle Pfeifer, diretora do departamento, que é vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Publicidade

Na madrugada de terça-feira (20) a prefeitura recebeu a informação de que o Corpo de Bombeiros havia resgatado um filhote macho de onça-parda. De acordo com os bombeiros, o animal foi encontrado em área rural e levado para a sede da corporação.

Em caixa de transporte adequado, o animal silvestre foi levado pelo departamento de Proteção Animal para a ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, que é um centro de reabilitação de animais silvestres. O filhote recebeu os devidos cuidados e segue em observação de veterinários e biólogos. Após a recuperação, será feita a readaptação do animal para a reinserção na natureza.

“Foi uma ação conjunta pela preservação de uma espécie de inestimável valor ecológico. O departamento de Proteção Animal seguiu todos os protocolos estabelecidos para esse tipo de situação, visando o resgate e cuidados desse animal silvestre”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente explica que, ao se deparar com um animal silvestre, a pessoa não deve se aproximar em hipótese alguma. Outra atitude importante é avisar o departamento de Proteção Animal pelo telefone 3532-4115, que atende 24 horas.


Comentários: