Categorias

Rio Claro oferece serviço gratuito para quem quer parar de fumar

Interessados podem procurar unidades básicas de saúde ou unidades de saúde da família. 

Quinta-feira, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Rio Claro, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviço gratuito para quem quer se livrar do vício. O setor de Atenção Básica é a porta de entrada para os atendimentos e nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família os interessados podem se inscrever.

“O tratamento tem duração de um ano e envolve equipe multidisciplinar”, comenta Dalila Alves Machado Reis, chefe de núcleo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). A equipe é composta por psicólogo, enfermeiro e médico. “O paciente recebe toda a assistência para alcançar o objetivo e se manter longe do cigarro”, observa Maria Clélia Bauer, secretária da Saúde. 

Publicidade

Nos dois primeiros meses de tratamento os participantes frequentam encontros semanais, que no mês seguinte passam a ser quinzenais e, depois disso, mensais. Técnicas de respiração e exercícios que podem auxiliar o indivíduo a abandonar o hábito de fumar são algumas das estratégias utilizadas no tratamento. 

“Para que o tratamento tenha sucesso é fundamental que seja realizado até o final e que as orientações sejam seguidas”, destaca Cristiane de Godoy Gava, gerente de saúde mental. 

Os grupos são formados com cerca de 10 pessoas e os encontros são realizados na unidade de saúde do Jardim das Flores. Ao final do tratamento de cada turma tem início o atendimento a novo grupo de pessoas. O interessado em participar deve procurar a unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima de sua residência para manifestar interesse no tratamento. 


Comentários: