Categorias

Arquivo Histórico de Rio Claro é referência para outros municípios

No sábado (21) técnicos de Valinhos conheceram o Arquivo de Rio Claro e os trabalhos realizados.

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro recebeu no sábado (21) visita técnica de representantes da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos (Condepav). 

Mônica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo, apresentou as instalações do Arquivo de Rio Claro e falou sobre os trabalhos técnicos realizados pela autarquia. “O interesse de outros municípios pelo trabalho que desenvolvemos aqui confirma que as ações realizadas estão sendo positivas para a preservação da história de Rio Claro”, observa Mônica.

Publicidade

Para o grupo de Valinhos, que atua na pesquisa, divulgação e preservação da história daquela cidade, a visita teve como objetivo entender como é realizado o trabalho com os documentos históricos e administrativos em Rio Claro, desde o momento do recolhimento nas mais diversas secretarias, passando pelos processos de higienização, acondicionando, indexação e disponibilização da informação.

Segundo Marcel Pazinatto, presidente da APHV, a visita trouxe respostas para trabalhos que já estão em andamento na associação, que tem como missão contribuir para a preservação da história, memória e identidade da cidade de Valinhos, desenvolvendo atividades sociais e educacionais, de pesquisa e filantropia, através de exposições para a comunidade em geral.

No mês passado representantes de Descalvado também estiveram no Arquivo Público de Rio Claro em busca de referências técnicas para a criação do Arquivo Público daquele município.


Comentários: