Categorias

SESI Rio Claro recebe “Era porque as coisas são assim…” dentro do projeto Cena Livre 2019

Baseado em obras pós-modernistas nacionais, a peça reflete o preconceito do brasileiro com migrantes do próprio sangue. Entrada gratuita.

O espetáculo Era Porque As Coisas São Assim…, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, foi baseado em obras pós-modernistas nacionais, a peça reflete o preconceito do brasileiro com migrantes do próprio sangue. A peça acontece do dia 7 a 10 de novembro, quinta a domingo, às 20h. Entrada gratuita com ingressos reservados pelo sistema Meu SESI, https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Espetáculo baseado nas obras A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos,carrega em sua essência, seu roteiro e sua dramaturgia, o sentimento de fome por afeto, o silêncio incriminador, as marcas de maus tratos consentidos, o sentimento recorrente de deslocamento dentro do próprio país, dentro dos braços nos quais você nasceu, mas que parecem não te acolher. O migrar e sofrer, ser um nômade na própria terra e o sentimento desesperador de não pertencer são representados e demonstram o descaso do brasileiro com seus iguais na visão de Macabéa e Fabiano, clandestinos, retirantes, infundados. Personagem que carregam consigo nada além da esperança de algum dia pertencer.

Publicidade

Sob direção de Marcos Calegari, orientador de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

Ficha Técnica

Concepção e direção: Marcos Calegari | Referências de texto: A Hora da Estrela de Clarice Lispector, fragmentos da peça teatral de Rudinei Borges, Epístola 40, carta (des)armada aos atiradores e Vidas Secas de Graciliano Ramos | Desenho e operação de luz: Reinaldo Bello | Concepção sonora: Marcos Calegari | Operação de som: Daniela Schmidt | Produção: Jéssica Lane | Designer: Persona Comunicação | Registro Fotográfico: Ju Paié | Elenco: Abilena Lautenschlager, Bruna Cidade, César M. Oliveira, Danieli Ribeiro, Elder Algarve, Giovane Felix, Isa Labaça, Luan Quebrapedra, Lucivane Dionizio, Malu Escher, Manoela Bedicks, Marcia Marcinha, Matheus A. Arthus, Rafaela Pezzonia, Rodrigo Emanoel Fernandes, Tainá Gonçalves, Vagner Rodrigo, Vanessa Ferreira, Vitor Gomes, Wendel Paes de Oliveira | Figurino: Tania Guarnieri | Realização: NAC – Núcleo de Artes Cênicas SESI-SP

A Temática

Os temas do Cena Livre são definidos em comum acordo entre os Orientadores de Artes Cênicas e a equipe técnica de Artes Cênicas do SESI-SP. No processo de criação, eles discutem desde o universo da dramaturgia até o próprio contexto social dos alunos e como eles se relacionam com o mundo.

Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.

“O Cena Livre proporciona, através dos temas que são anualmente escolhidos, a reflexão sobre o momento presente, sobre a sociedade e valores que nos cercam. Esse ano, serve como um disparador de questões ou uma lupa, que amplia o que até então estava escondido ou adormecido. E nesse sentido, todo o processo é uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos e conscientes, não apenas da linguagem do teatro e da representação cênica, mas também da temática”, reflete Miriam Rinaldi, Supervisora de Programas Culturais do SESI-SP, sobre o processo criativo do Cena Livre.

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Rio Claro Av. m29, 441

AVCB: 321503                    – validade: 28/09/2022

Alvará:53/17                   – validade:29/6/2020

Datas e horários: 7 a 10 de novembros, quinta a domingo, às 20h

Capacidade: 222 lugares 02 para cadeirantes

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Modalidade: Adulto 

Gênero: Tragicomédia

Informações: 19 3522-5651

Site: https://rioclaro.sesisp.org.br/

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.


Comentários: