Categorias

Arquivo Público realiza exposição com obras do artista plástico Percy de Oliveira em Rio Claro

Público pode conferir a exposição no saguão do paço municipal.

O Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro iniciou na quinta-feira (13) a “Exposição Percy de Oliveira”, que está sendo realizada no saguão do paço municipal em horário comercial. O público poderá conferir gratuitamente a exposição que conta com 12 ilustrações a bico de pena, cuidadosamente elaboradas pelo desenhista Percy de Oliveira. As ilustrações estão afixadas em parede do Atende Fácil, local que recebe diariamente um grande número de pessoas que terão a chance de apreciar os desenhos e conhecer um pouco mais sobre o artista.

“As obras retratam imóveis construídos a partir do século XIX, alguns já demolidos e outros que resistiram à ação do tempo, sugerindo a reflexão sobre passado, memória e importância da preservação patrimonial local”, destaca Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público.

Publicidade

As pessoas que quiserem podem levar para casa as obras do artista plástico. As reproduções dos desenhos da exposição e outras peças estão disponíveis para venda na Coleção Imagens, organizada pelo Arquivo Público e Histórico. A coleção é composta de um descritivo e 20 pranchas para emoldurar com desenhos elaborados pelo artista. Cada coleção custa R$ 20,00.

A coleção pode ser adquirida na sede do Arquivo Público que fica no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) na Rua Dr. Eloy Chaves, 32650, Alto do Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1948.

A exposição é uma homenagem a Percy de Oliveira que faleceu no mês passado aos 89 anos de idade. Nascido em Conceição de Monte Alegre, hoje Paraguaçu Paulista, Percy de Oliveira mudou para Rio Claro em 1984. Trabalhou como desenhista na TV Tupi e outras empresas, além de atuar como chargista em jornais. O artista participou como membro do Conselho Superior do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro de 2011 até 2019, onde contribuiu com sua experiência sobre o acervo da autarquia e os assuntos da história da cidade.


Comentários: