Categorias

Procurado da justiça é capturado pela ROCAM, causa confusão, resiste e desacata PMs em Rio Claro

Apoio: viaturas da 1ª Cia e Cia de Força Tática

Neste final da tarde de terça-feira (31), por volta das 17h30, a equipe de ROCAM capturou um indivíduo procurado pela justiça, na Estrada dos Costas, no bairro Jardim das Palmeiras, em Rio Claro (SP).

Durante patrulhamento da equipe pelo bairro Jardim das Palmeiras, com as informações que teria um indivíduo procurado pelo local, que ao avistar a equipe, R.P.B. correu para dentro de uma padaria e tentou se esconder, sendo localizado e na tentativa dos PMs abordá-lo, ele desobedeceu e resistiu a abordagem com uso de força, sendo necessário por parte da equipe policial, o uso de força proporcional, utilizando de chave de pescoço, que fez com que o indivíduo perdesse a consciência momentaneamente sendo para o possível algemamento, nos termos do previsto no Decreto 8.858, de 26SET16, retornando à sã consciência logo em seguida.

Publicidade

Imediatamente foi solicitado apoio via rede rádio, pois populares tentaram intervir na ação policial, tentando resgatar o detido, desobedecendo ordem para se afastarem, desacatando e agredindo a equipe, lançando cadeiras, mesas, copos com bebidas em direção dos policiais, sendo necessário o uso de gás OC para fazer cessar a agressão e diminuir a possibilidade de danos físicos aos policiais.

Com a chegada das demais viaturas de apoio, o local foi contido e foi possível a detenção de um dos indivíduos, posteriormente identificado como A.L.S.B., que estava instigando populares a desobedecer, desacatar e agredir os policiais na intenção de resgatar o detido R.P.B. Na revista pessoal, nada de ilícito foi localizado, porém em consulta via COPOM, R.P.B. constou como procurado pelo artigo 1° da lei 9.455/96 – Lei de Tortura, pena a cumprir no regime fechado de 10 anos e 6 meses.

Diante dos fatos, indivíduos conduzidos até o Plantão Policial, onde o delegado de plantão tomou ciência do fato e elaborou B.O. de captura procurado a R.P.B. e outro Boletim de Ocorrência de desobediência, desacato e resistência aos dois indivíduos detidos. Permanecendo o procurado recolhido à carceragem e A.L.S.B. ouvido e liberado.


Comentários: