Categorias

Rio Claro recebe 17 resultados de exames de coronavírus e diminui espera

Coronavirus

Dos 17 resultados, apenas um deu positivo. Município ainda aguarda 19 resultados de exames. 

Rio Claro recebeu na quarta-feira (22) liberação de 17 resultados de exames de coronavírus, sendo um caso confirmado e 16 descartados. Essa foi a maior quantidade de resultados liberados em um único dia pelo governo estadual e representa o triplo da média diária de resultados desde o início da pandemia. 

“Os exames são fundamentais para que o diagnóstico seja fechado e para que pacientes e famílias tenham uma resposta sobre a contaminação ou não pelo novo coronavírus”, observa o prefeito João Teixeira Junior, que já havia pedido recentemente ao Instituto Adolfo Lutz maior agilidade nos resultados. 

Publicidade

A fila de exames que aguardam resultados no município não foi zerada, mas houve avanço bastante significativo a partir de força-tarefa realizada pelo governo estadual. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, até quarta-feira (22) a média era de cinco exames liberados por dia, sendo que o município chegou a ficar 12 dias sem receber resultado de exame de coronavírus. 

“A nossa expectativa é de que a partir de agora os exames tenham resultados liberados pelos laboratórios mais rapidamente”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. 

Atualmente em Rio Claro 19 casos suspeitos de Covid-19 estão em investigação, sendo que três ainda são de coletas enviadas para laboratório em março. “O município já entrou em contato com o Instituto Adolfo Lutz para averiguar a situação destes três casos que estão há mais tempo sem resposta”, observa Valeska Hamori Canhamero, gerente da Vigilância Epidemiológica. O município também aguarda resultado de exame de um óbito que está em investigação. 

Conforme boletim atualizado no final da tarde de quarta-feira (22), Rio Claro soma 109 notificações de casos suspeitos de coronavírus, sendo 76 casos descartados e 14 confirmados em laboratório e outros 11 confirmados em testes rápidos que ainda irão passar por novos exames. 


Comentários: