Categorias

Rio Claro recebe 2.100 kits de testes rápidos do governo federal

Município comprou mais 10 mil testes, totalizando 12.100 kits disponíveis para uso.

O município de Rio Claro recebeu nesta semana 2.100 kits de testes rápidos do governo federal, para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). Recebeu também 4.000 máscaras de proteção e 9.000 pares de luvas. O material foi encaminhado pelo governo estadual, que redistribuiu aos municípios o que recebeu o governo federal.

Também nesta semana o município de Rio Claro recebeu um lote com 10 mil kits comprados com recursos próprios da prefeitura. Com isso, o setor de saúde tem à disposição 12.100 testes rápidos para ajudar na detecção de pacientes infectados.

Publicidade

Os kits serão destinados exclusivamente para profissionais de saúde e das forças de segurança que apresentarem sintomas da Covid-19, pacientes com quadro clínico grave e em casos de mortes suspeitas. “Infelizmente não temos testes para todo mundo e nossa prioridade é proteger os profissionais que atuam na linha de frente para atender e proteger a população”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.

Esse exame rápido identifica os anticorpos do vírus no sangue, porém não é considerado resultado final para diagnóstico, e novos testes precisam ser feitos em laboratório (exame RT-PCR) para confirmar a infecção pelo novo coronavírus. “O teste rápido é um aliado do diagnóstico que vai ajudar o profissional de saúde a delimitar e nortear o tratamento, além de agilizar o isolamento de pacientes para evitar a disseminação do vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (5) aponta que Rio Claro tem 35 casos de Covid-19, sendo 15 detectados por testes rápidos.


Comentários: