Categorias

Rio Claro tem inscrições abertas para evento sobre audiodescrição

Inscrições são gratuitas. Encontro online será realizado de 3 a 5 de agosto.

Estão abertas até o próximo dia 31 (sexta-feira) as inscrições para o evento Princípios Práticos da Audiodescrição, encontro online gratuito com participação da professora Ana Julia Perrotti Garcia, audiodescritora e especialista na formação de audiodescritores. Uma das pautas da atividade é o decreto municipal que estabelece acessibilidade em eventos do Centro Cultural de Rio Claro, incluindo audiodescrição. Para se inscrever basta acessar o endereço  encurtador.com.br/ixEQ5. O encontro será realizado de 3 a 5 de agosto, sempre das 19h30às 21h30. Haverá certificado aos participantes.

Audiodescrição é um recurso fundamental para que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos audiovisuais, como filmes e eventos. Também auxilia pessoas com deficiência intelectual e dislexia. “Esse evento é mais um exemplo da atenção que dedicamos às pessoas com deficiência, que merecem lugar de protagonismo em nossa sociedade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.

Publicidade

A realização do evento é da empresa Tradusound Acessibilidade Audiovisual em parceria com prefeitura por meio da Assessoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. “Será uma atividade de alto nível, que tratará de um assunto que precisa estar cada vez mais presente em nossa sociedade, que é a acessibilidade”, observa o secretário municipal de Cultura, Ricardo Naitzke.

Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência reforça que a prefeitura está trabalhando firme para acessibilidade no município. “Criamos o cadastro municipal de profissionais intérpretes de Libras e audiodescritores, temos odecreto estabelecendo a obrigação desses recursos nos eventos com bilheterias no Centro Cultural e, agora, esseevento de 3 a 5 de agosto deve estimular as pessoas a buscarem conhecimento sobre a audiodescrição”, pontua.

A professora Ana Julia Perroti Garcia acredita que a audiodescrição deva ser oferecida em todos os produtos audiovisuais, sejam culturais, didáticos, esportivos, programas políticos, desenhos infantis e até em clipes de música. “É direito das pessoas cegas e com baixa visão conhecerem o universo de imagens a que as pessoas com visão normal ou corrigida têm acesso”, afirma, lembrando que a audiodescrição também serve para aumentar a percepção e o entendimento dos idosos e estrangeiros, entre outros.

A professora Ana Julia Perrotti Garcia tem participação em diversos cursos de atualização e reciclagem no Brasil e no exterior. Especializada em formação de audiodescritores, atua em grandes universidades, empresas, prefeituras, repartições públicas e particulares, como formadora na capacitação de audiodescritores profissionais. É professora de audiodescrição em cursos online e presenciais desde 2010. Seus trabalhos mais recentes foram três lives (shows musicais ao vivo) feitas em parceria com a rádio ONCB, totalizando mais de 20 horas de transmissão remota, para um público estimado em mais de 10 mil pessoas por live.


Comentários: