Categorias

Covid-19: EUA podem ter vacina antes do fim dos testes, diz agência reguladora

Vacina
Pixabay

Busca por vacina antes das eleições tem sido uma das metas de Donald Trump

Em entrevista ao jornal Financial Times neste domingo (30), o chefe de uma das agências reguladoras dos EUA revelou que está disposto a  acelerar o processo de distribuição da vacina contra a Covid-19 e que pode fornecer uma autorização de uso mesmo antes do término dos testes da fase 3, que garantiriam a eficácia e segurança do imunizante.

“Esta será uma decisão científica, não política. A autorização de uso emergencial não é o mesmo que uma aprovação total”, afirmou Stephen Hahn, chefe da agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), ressaltando que a maneira mais segura de realizar tal processo seria definir o uso da vacina por grupos específicos.

Publicidade

Porém, Hahn concluiu dizendo que a definição ocorrerá apenas se os especialistas de saúde estiverem convecidos de que “os benefícios superam os riscos”.

A declaração ocorre um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump , acusar integrantes da da FDA de trabalhar para dificultar os esforços do país na busca por uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e atrasar os resultados, para que estes só estivessem disponíveis após a eleição deste ano.

Fonte: IG SAÚDE


Comentários: