Categorias

Novo desafio no TikTok com lixa de unha pode estragar os dentes, diz dentista

dentes
Reprodução

Profissionais de saúde alertam para novo desafio do TikTok

Apesar de muitas vezes inofensivas, os desafios e tutoriais do TikTok – rede social extremamente popular entre crianças e adolescentes – possuem a perigosa característica da rápida adesão.

Desta vez, muitos adolescentes estão ensinando seus seguidores a alcançar o “sorriso perfeito” utilizando apenas uma lixa de unha. O que parece ser um truque eficaz e barato, porém, oferece riscos à saúde bucal dos jovens.

Publicidade

De acordo com o odontologista e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, o maior problema do ato de lixar os dentes é desgastar o esmalte e deixar eles muito sensíveis.

“Em algum caso pode ser necessário fazer canal para tirar essa sensibilidade, deixando o dente mais enfraquecido. Outro aspecto é prejudicar a mordida fazendo com que a mastigação seja prejudicada”. O profissional reforça, ainda, que nenhum procedimento deve ser feito sem uma avaliação profissional.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Doses De Inspiração (@doses.inspiracao) em 17 de Set, 2020 às 7:06 PDT

“É importante que exista uma análise para planejamento do caso. Se um dente for maior que o outro, por exemplo, um pouco de resina pode resolver o incômodo estético sem causar qualquer desgaste ao esmalte do dente”, explica. “Outras opções são facetas de resina e lentes de contato, cuja necessidade deve ser avaliada por cada profissional”.

Pelagrino comenta que modas como essa não são raras, destacando que os pais devem estar sempre atentos à relação dos filhos com saúde e estética. “Há cerca de dez anos, houve a moda dos pierciengs no dente. Hoje, outro procedimento que é feito com certa exagero, com ajuda dos profissionais, são as bichectomias, que assumiram um padrão estético”, pontua.

Fonte: IG SAÚDE


Comentários: