Categorias

Rio Claro avança à fase verde da quarentena

Estabelecimentos comerciais ganham mais tempo de funcionamento e cemitérios serão reabertos à visitação.

Rio Claro passa a partir deste sábado (10) para a fase verde da flexibilização da quarentena relativa à pandemia do coronavírus. Com isso, setores de serviços e consumo podem funcionar com maior taxa de ocupação e por mais horas. O avanço do município para a fase verde foi anunciado em live nesta sexta-feira pelo prefeito João Teixeira Junior.

Estabelecimentos comerciais poderão receber até 60% da capacidade. Na fase amarela, era 40%. Bares e restaurantes poderão ficar abertos para consumo no local até as 23 horas, mas os clientes poderão ser recebidos até as 22 horas. Na fase amarela o atendimento em bares podia ser feito até as 17 horas e depois disso apenas por sistema de drive-thru e delivery.

Publicidade

Salões de beleza, barbearias e academias também ficam autorizados na fase verde a funcionar com 60% de lotação, sempre obedecendo os protocolos específicos de higiene e distanciamento de cada setor.

O município de Rio Claro também está liberando atividades em teatro e cinema, com 60% da capacidade de lotação. O mesmo se aplica para shows, mas é preciso que as pessoas estejam sentadas.

Os cultos religiosos podem ser realizados com 40% da capacidade e com no máximo uma hora de duração. Decreto municipal também está liberando a visitação aos cemitérios municipais, desde que respeitado o limite de 40% da capacidade, permanência máxima de 15 minutos e os cuidados sanitários. No mesmo decreto, estão liberados cursos presenciais do setor de saúde.

Os espaços família, playgrounds e outras áreas públicas de recreação estão liberados com 60% de ocupação e os cuidados sanitários. Em reforma, o Lago Azul continua fechado.

Com o avanço para a fase verde, a prefeitura de Rio Claro reforça que as medidas de prevenção e os protocolos sanitários continuam extremamente importantes. Além de serem fundamentais para que o município vença a pandemia, também são vitais para que não haja retrocesso para fases mais restritivas da quarentena. Usar máscara, higienizar frequentemente as mãos com sabonete ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sempre que possível ficar em casa, são ações essenciais para garantir a saúde e segurança das pessoas e suas famílias.

Boletim da Secretaria Municipal da Saúde desta sexta-feira (9) da Secretaria Municipal de Saúde aponta 139 mortes por Covid-19 no município e 4.853 casos de contaminação pelo coronavírus, além de 26 pessoas hospitalizadas pela doença. 


Comentários: