Categorias

Homenagem póstuma retrata a trajetória de Odajyl Pessoa

“Um homem determinado, confiante , guerreiro que cuidou da sua família como um guardião”. Com essa frase a professora Simone Pessoa retratou o pai Odajyl Gomes Pessoa homenageado pela Câmara Municipal com a entrega da Medalha Post Mortem na noite da última terça-feira, 1º de dezembro.

A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria do vereador Yves Carbinatti (PSD) que presidiu a sessão solene. Os vereadores Val Demarchi (DEM) e Carol Gomes (Cidadania) também estiveram presentes na Mesa Principal ao lado da professora Simone Pessoa.

Para Yves Carbinatti, propor a concessão da homenagem póstuma a Odajyl Pessoa, aprovada por unanimidade pelo Legislativo, foi uma honra. “Iniciei os treinamentos na Academia Pessoa em 2001. O senhor Odajyl e a Professora Simone me acolheram. Com eles, conheci o lado mais importante do esporte que trata do respeito e da hierarquia”, disse o vereador.

Publicidade

Em sua fala, a Professora Simone destacou a importância do pai Odajyl na criação dos cinco filhos, quatro netos e duas bisnetas além da excelente relação com os genros. “Foi o primeiro professor de judô do Grupo Ginástico. Como barbeiro multiplicou amigos. Construiu piscina em nossa casa e fundou a segunda escola natação da cidade”, enumerou a filha ao retratar a obra do homenageado. “Em 45 anos, passaram em nossa academia mais de 6 mil pessoas”, completou.

Nascido em 28 de dezembro de 1936 em Santa Maria da Serra, Odajyl foi casado com Constância Cerri Pessoa (in memorian ) e pai de: Soraia Pessoa Vieira, Solange Pessoa, Simone Pessoa, Odajyl Pessoa ( in memorian ) e Omero Pessoa. Foi Árbitro Oficial Classe A da Federação Paulista de Judô, membro da Comissão Técnica da FPJ- na Olimpíada realizada nos Estados Unidos em 1996.

Treinou e educou seus cinco filhos e centenas de alunos de judô formando faixas pretas, campeões, trazendo muitos títulos para cidade, Estado e Brasil.

Junto com seu filho Omero, trouxe o Jiu-Jitsu esportivo para Rio Claro, onde formaram faixas pretas, campeões nacionais e internacionais.

Fez Escola Superior de Guerra- ADESG.

Aos 83 anos veio a falecer deixando seu legado e sua história, não só para família, parentes e amigos, más para toda comunidade rio-clarense.


Comentários: