Categorias

Prefeitura de Rio Claro emite nota de esclarecimento referente a denúncia de suposta falha de vacinação em idoso

A prefeitura de Rio Claro (SP), enviou nesta noite de terça-feira (16), uma nota de esclarecimento referente a uma denúncia realizada por um munícipe há um órgão de imprensa de Rio Claro. Segue a nota na íntegra.

Nota de esclarecimento

Em relação à denúncia apresentada por munícipe por intermédio da imprensa sobre suposta falha na vacinação de idoso na UBS da 29, no dia 11 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro informa que está adotando todas as medidas jurídicas cabíveis para verificar a veracidade da denúncia e, consequentemente, instalação de comissão de sindicância para apurar com rigorosidade o fato relatado.

Publicidade

Essa comissão é composta, inclusive, por membros do departamento jurídico e poderá apontar a veracidade, a gravidade e as devidas punições caso o fato seja comprovado.

“As medidas efetivas poderão ser tomadas após a denunciante registrar o fato na secretaria de saúde. Por isso pedimos à denunciante que formalize a denúncia para darmos sequência à sindicância e também para que outras pessoas não sejam, de fato, prejudicadas”, destaca Marco Aurélio Mestrinel, secretário de Saúde, acrescentando que é fundamental que a denunciada tenha direito à defesa e possa comprovar que não houve dolo em sua atitude, se for fato.

O entendimento da Secretaria de Saúde é de que situações como esta não deveriam ocorrer, já que o profissional que aplica a vacina tem formação na área de enfermagem e ingressou no serviço público por meio de concurso, além de ter realizado treinamento específico para a vacinação.  Os profissionais que atuam neste processo têm qualificação técnica e responsabilidade, com experiência nesta linha de atuação.  Para dar ainda mais segurança ao processo, a supervisão da vacinação será intensificada em todas as unidades de saúde de Rio Claro.

A Secretaria de Saúde observa ainda que não compactua com o tipo de situação relatada e destaca que um fato isolado não pode comprometer todo o serviço que vem sendo muito bem realizado, inclusive colocando o município em destaque regionalmente na campanha de vacinação contra a Covid-19. Em Rio Claro, foram vacinadas 11.252 pessoas, o que equivale a 5,4% da população. O trabalho continuará sendo feito com competência e seriedade e transparência visando o melhor atendimento e a credibilidade da população.


Comentários: