Categorias

Pessoas de 55 a 59 anos com comorbidade devem se vacinar contra Covid em Rio Claro

Atendimento também continua para demais grupos que vinham sendo atendidos

Nesta quarta-feira (12) a vacinação contra a Covid em Rio Claro continuará atendendo os grupos prioritários que vinham sendo vacinados. Esses grupos contemplam pessoas com 60 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; pessoas de 55 a 59 anos com comorbidade; e pessoas de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para tomar a vacina é necessário apresentar cartão SUS, CPF e RG, além da comprovação exigida para cada situação.

No caso das pessoas com comorbidade deve ser apresentada declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade. Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de atendimento em ambulatório de transplantados. E as pessoas com deficiência permanente devem apresentar demonstrativo de crédito ou extrato bancário do benefício ou Cartão BPC. O atendimento nesta quarta-feira será realizado das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera e, no período da manhã em três locais em sistema de drive-thru. 

Publicidade

As pessoas com deficiência devem preferencialmente procurar o atendimento em drive-thru ou naFaculdade Anhanguera, que possui melhor acessibilidade. Já as pessoas com deficiência auditiva devem buscar o atendimento no Centro Cultural, onde estará disponível intérprete de libras. 

Das 8 horas ao meio dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru na entrada principal do Shopping Rio Claro, na Avenida Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, a equipe da Unimed atende na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior). O atendimento no São Rafael vai das 8h30 até o meio-dia e é pela entrada do pronto atendimento na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Nos pontos de drive-thru, são entregues senhas para a vacinação até que seja atingida a quantidade de doses disponível e o atendimento é realizado a pessoas conveniadas ou não.

Também continua sendo realizada a aplicação de segundas doses da Oxford/AstraZeneca. A data a ser seguida é a que está anotada na carteira de vacinação. Já a aplicação de segundas doses da Coronavac/Butantan está suspensa. O município aguarda o envio de novas doses pelo governo estadual para retomar a aplicação.

Também está suspensa a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidade. Na terça-feira (11) a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro acatou a decisão da Anvisa e suspendeu a vacinação de grávidas e puérperas com a vacina AstraZeneca, única disponível no município neste momento.

Comorbidades

De acordo com o governo estadual as seguintes comorbidades são incluídas como prioritárias para vacinação: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; sindrome de Down; e cirrose hepática.

Público-alvoDocumentos necessários
Pessoas com 60 anos ou mais– Documentos pessoais
Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos– Documentos pessoais
Transplantados imunossuprimidos maiores de 18 anos– Declaração médica ou comprovante de atendimento em ambulatório de transplantados- Documentos pessoais
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos– Demonstrativo de crédito / extrato bancário do benefício / Cartão BPC- Haverá lista nos pontos de vacinação com os nomes das pessoas cadastradas no programa- Documentos pessoais
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos– Declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade.- Documentos pessoais

Legenda das fotos 1,2 e 3: Intérpretes de Libras auxiliam na vacinação de pessoas com deficiência auditiva. 


Comentários: