Categorias

Mães que amamentam são vacinadas contra a Covid em Rio Claro

Atendimento teve início na quinta-feira e prossegue na sexta-feira

As mães que amamentam crianças de até 12 meses começaram a ser vacinadas contra a Covid nesta quinta-feira (8) em Rio Claro. O sentimento de quem recebeu a dose da vacina é de alívio, ainda mais quando há a expectativa de proteger também a criança. Estudos apontam que mães imunizadas contra o coronavírus passam anticorpos para os bebês por meio do leite materno.

“Como meu filho não pode tomar a vacina, eu como mãe tenho essa responsabilidade de me vacinar e passar os anticorpos para ele”, destaca Natália Lopes Albino, mãe de Kaleb. Essa mesma responsabilidade levou Thais dos Santos Tenello a tomar a vacina. “É um misto de alívio e emoção, principalmente por proteger minha filha”, ressaltou Thais, mãe de Íris.

Publicidade

A expectativa por esse momento foi grande e, assim que soube que a vacina estava liberada para lactantes Beatriz de Lima Mendes já se organizou para receber a dose. Agora ela já sabe bem o que fazer. “Só dar bastante tetê para que ele receba os anticorpos”, disse Beatriz, mãe do Pedro Matheo.

Todas as lactantes que amamentam bebês de até um ano devem procurar um dos postos de vacinação. É necessário apresentar certidão de nascimento da criança e solicitação médica, além de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro.

“A partir da luta destas mulheres, o município fez tudo que estava ao seu alcance para viabilizar essa vacinação e hoje, felizmente, proporcionamos a vacinação contra a Covid também para as lactantes”, destaca Giulia Puttomatti, secretária de Saúde. A vacinação deste público atende também requerimento dos vereadores Carol Gomes, Geraldo Voluntário e Serginho Carnevale.

No feriado desta sexta-feira em Rio Claro continuará sendo feita vacinação contra Covid. O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera.


Comentários: