Categorias

Rio Claro começa a vacinar contra Covid adolescentes com doenças crônicas

O atendimento nesta terça-feira (17) será nos quatro locais de vacinação a partir das 8 horas

Em Rio Claro, a vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada nesta terça-feira (17) em adolescentes de 12 a 17 anos que tenham deficiência ou doenças crônicas. A aplicação da primeira dose será exclusiva para este público, gestantes e puérperas, em atendimento nos quatro locais de vacinação a partir das 8 horas. O Centro Cultural atende até as 19 horas; os postos da Unimed (na Rua 12) e do Santa Filomena (no shopping) até as 13 horas; e no São Rafael a vacinação será até o meio-dia. O município recebeu poucas doses da vacina da Pfizer, única aprovada para ser aplicada em adolescentes e, por isso, a vacinação pode ser interrompida antes do horário previsto caso as doses terminem.

Para a vacinação é importante que o jovem tenha realizado cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. Além disso, é obrigatória a apresentação de RG, comprovante de residência em Rio Claro, CPF ou cartão SUS e documento que comprove a comorbidade. Como comprovante pode ser apresentado receituário médico que indique medicação de uso contínuo ou declaração médica especificando a comorbidade.

Publicidade

São consideradas doenças crônicas para a vacinação: diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, imunocomprometidos (HIV, transplantados, pacientes oncológicos), doença falciforme, talassemia maior, obesidade e síndrome de down. Para serem vacinados os adolescentes devem estar acompanhados de uma pessoa maior de idade.

Nos quatro locais de vacinação também será aplicada a segunda dose da vacina. Nesta terça-feira a vacinação com segunda dose será para quem recebeu a Oxford/Astrazeneca até 25 de maioe para os vacinados com a Coronavac/Butantan até 20 de julho. 


Comentários: