Categorias

Rio Claro retoma vacinação contra a Covid em adolescentes

Nesta terça-feira (24) serão vacinados jovens de 12 a 16 anos com doenças crônicas e de 17 anos com ou sem comorbidade

Quem tem de 12 a 16 anos e possui deficiência ou doenças crônicas deve comparecer nesta terça-feira (24) a um dos quatro postos de vacinação para tomar a dose contra a Covid. Além destes jovens, também serão vacinadas as pessoas com 17 anos, que tenham ou não alguma doença.

O atendimento será a partir das 8 horas em quatro locais. O Centro Cultural atende até as 19 horas; os postos da Unimed (na Rua 12) e do Santa Filomena (no shopping) até as 13 horas; e no São Rafael a vacinação será até o meio-dia. Não é necessário ter convênio médico para ser vacinado nos postos dos hospitais particulares. O município recebeu poucas doses da vacina da Pfizer, única aprovada para ser aplicada em adolescentes e, por isso, a vacinação pode ser interrompida antes do horário previsto caso as doses terminem.

Publicidade

Para a vacinação é importante que o jovem tenha realizado cadastro no site vacinaja.sp.gov.br. Além disso, é obrigatória a apresentação de RG, comprovante de residência em Rio Claro, CPF ou cartão SUS e documento que comprove a comorbidade. Como comprovante pode ser apresentado receituário médico que indique medicação de uso contínuo ou declaração médica especificando a comorbidade.

São consideradas doenças crônicas para a vacinação: diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, imunocomprometidos (HIV, transplantados, pacientes oncológicos), doença falciforme, talassemia maior, obesidade e síndrome de down. Para serem vacinados os adolescentes devem estar acompanhados de uma pessoa maior de idade.

Nos quatro locais de vacinação também será aplicada a segunda dose da vacina Coronavac/Butantan em quem recebeu a primeira dose até 27 de julho. A vacinação com segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz está suspensa e depende do envio de novas doses pelo governo estadual para ser retomada. 


Comentários: