Categorias

Daae religa ETA 2, mas problema elétrico danificou Central de Distribuição

ETA 2 já está em funcionamento, mas Central de Distribuição segue desligada por conta de sobrecarga na rede elétrica, com equipamentos danificados

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue trabalhando para sanar o problema elétrico que afetou a ETA 2 e a Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada da ETA 2. O motivo foi uma sobrecarga na rede elétrica que ocorreu no início da tarde dessa quarta-feira (25).

A Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 já foi religada e alguns bairros voltarão a ter água em ainda no período desta tarde, como o bairro Mãe Preta, Vila Industrial, Chácara Rupiara, Jardim Florença, Águas Claras, Arco-íris, Jardim América, Santa Maria, Jardim das Flores, São Caetano, São João, Jardim Progresso 1 e 2, Parque Residencial, Distrito Industrial e o Distrito de Ajapi.

Publicidade

De acordo com a equipe de manutenção elétrica do Daae, a sobrecarga danificou equipamentos da Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada da ETA 2 e os reparos são mais complexos e demorados. A Elektro, concessionária de energia elétrica da cidade, foi acionada para auxiliar no conserto.

Por isso, durante o serviço, deve haver baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Alto do Santana, Grande Cervezão, Parque das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Jardim Guanabara, Jardim das Palmeiras, Jardim Bonsucesso, Jardim Village, Jardim Panorama, Jardim Maria Cristina, Jardim Cidade Azul, Jardim. Azul, Jardim Boa Vista, Jardim Paulista 2, Jardim Centenário, Jardim Nova Rio Claro, Jardim Brasília, Jardim Figueira, Jardim São Paulo, Jardim. Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Parque Universitário, Parque São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Paineiras, Benjamin de Castro e bairros próximos.

A previsão é que o reparo seja concluído até por volta das 20 horas e o abastecimento seja retomado totalmente até o início da madrugada de quarta para quinta-feira.

A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento de água.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente nos bairros, são realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na rede e consequentemente, em alguns imóveis, devido a despressurização que desgruda incrustações que estão nas paredes das tubulações e são deslocadas na retomada da pressão e abastecimento. Essa situação deve ser relatada para a Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas e recebe ligações de telefones fixos e celulares.

O aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado” por conta dessa alta pressão, gerando microbolhas. Depois de alguns segundos, a água retorna ao seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

Localizada na estrada municipal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, A ETA 2 é responsável por 60% do abastecimento da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no Cidade Nova e segue funcionando normalmente.


Comentários: