Categorias

Concerto reunirá Sinfônica, Filarmônica e Banda dos Ferroviários no Ginástico

Evento seguirá protocolos sanitários e também será transmitido nas redes sociais

O concerto Tributo à Saúde, marcado para as 19 horas do feriado de segunda-feira (15), no Grupo Ginástico Rioclarense terá entrada gratuita. As pessoas deverão utilizar máscara de proteção e apresentar comprovante de vacinação contra Covid.

O evento vai reunir pela primeira vez a Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários em homenagem aos profissionais de saúde.

Publicidade

O secretário da Cultura, Dalberto Christofoletti, tem a expectativa de um evento com grande público. “O objetivo é homenagear os profissionais que lutaram durante esses dois anos para salvar vidas, fazendo a vacinação contra Covid e cuidando de pacientes que contraíram a doença”, diz o secretário Dalberto.

Ao todo, 60 músicos das três orquestras participarão do evento. “Sabemos que a música está totalmente ligada à área da saúde e é uma forma de expressarmos a nossa gratidão”, diz Jessé Eduardo Francisco, presidente da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários.

Para a abertura do evento, os músicos escolheram a peça A fanfarra para o homem comum, escrita em 1942 pelo americano Aaron Copland, ainda durante a Segunda Guerra Mundial. Considerada uma das obras musicais mais populares do mundo, a peça foi criada a partir do discurso do então vice-presidente Henry Wallace, que declarou “o amanhecer do Século do Homem Comum”. “Ela é vibrante, forte, emocionante e tem tudo a ver com esse momento que estamos vivendo, é um novo amanhecer para todos nós”, diz o maestro André Muzel, da Orquestra Sinfônica.

A apresentação será aberta ao público e terá transmissão pelas redes oficiais da Orquestra Filarmônica de Rio Claro, além de outros sete endereços do Facebook.

Para acessar todos os canais de exibição, basta entrar no site www.ofrc.com.br e clicar nos links disponíveis. “Nosso objetivo é levar cultura, alegria e esperança através da música. Precisamos aprender a celebrar as conquistas e esse formato híbrido é agregador, ele possibilita que todos recebam essa homenagem onde estiverem”, diz William Nagib Filho, presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

A programação tem patrocínio da Whirpool com apoio Astra, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. Conta também com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, Secretaria de Cultura de Rio Claro e repasse da Lei Aldir Blanc.


Comentários:


Outras notícias