Categorias

Aumento da turbidez do Rio Corumbataí força interrupção da ETA 2

Trata-se de um procedimento padrão que é feito para não comprometer a qualidade da água distribuída no município

Devido às fortes chuvas, houve um aumento da turbidez da água bruta na captação do Rio Corumbataí na madrugada desta quinta-feira (06 de janeiro de 2022).

Além da turbidez, também é arrastada muita sujeira composta por matéria orgânica, galhos e folhas de árvores, inviabilizando a realização dos trabalhos de captação, tratamento e fornecimento de água. 
Como procedimento padrão e emergencial adotado em Estações de Tratamento de Água em diversas regiões do país, foi necessário interromper o trabalho operacional da ETA 2, que abastece 60% da cidade de Rio Claro. 

Publicidade

Este procedimento diminui a pressão nos bairros atendidos pela ETA 2 e pela Central de Distribuição e é feito para manter a qualidade da água.

As operações na ETA 2 ainda não foram retomadas.
Imediatamente após a ETA 2 ser religada, o Daae fará descargas na rede, mas a queda de pressão gerada pelo desligamento da Estação de Tratamento de Água pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, que funciona 24 horas e atende chamadas de telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água. 

*O Daae reforça a importância de ter caixa d’água em casa, que nesses problemas pontuais, não é sentida a falta de água.*


Comentários: