Categorias

Multicampeão, Zé Boquinha recebe homenagem na Câmara Municipal de Rio Claro

Atleta vitorioso, técnico que marcou história e hoje comentarista de respeito no basquete nacional. Com esse currículo, José Roberto Lux, mais conhecido como Zé Boquinha, esteve em Rio Claro na noite de terça-feira, 28/6, para receber a Medalha de Honra ao Mérito Cidade Azul. A homenagem segue o Decreto Legislataivo 659/2022 de autoria de Serginho Carnevale (União Brasil) aprovado por unanimidade pelos vereadores. A homenagem aconteceu no Plenário da Câmara Municipal.

A Mesa Principal, presidida por Serginho Carnevale contou com o prefeito Gustavo Perissinotto, vereadores Adriano La Torre (Progressistas), Val Demarchi (União Brasil) e Hernani Leonhardt (MDB) e o ex-técnico de basquete Mané Bortolotti. Radialistas que acompanharam a trajetória vitoriosa de Zé Boquinha também estiveram presentes na solenidade. Entre eles, Ademir Sartori e Mário Luiz Tricta.

Serginho Carnevale citou nomes que marcaram a história do esporte de Rio Claro. Entre eles, João Rehder Neto no atletismo, família Mubarac no judô, família Abdalla natação, Filipe Fuzaro no Tiro Esportivo, Carla Tiene no tênis, Mané Bortolotti no futebol e no basquete. “O Zé Boquinha tem de estar nesta galeria, mesmo não sendo rio-clarense de nascimento. Jamais deixou de lutar pela nossa cidade e tem uma lista de conquistas que falam por si só”, afirmou o presidente da solenidade. “As equipes que aqui formou e treinou tinham raça, técnica e postura campeã”, acrescentou Serginho.

Publicidade

Gustavo Perissinotto recordou-se da época acadêmica em que estudava na PUC. Ressaltou que em Campinas, Rio Claro era reconhecida como a Capital do Basquete pelos feitos da equipe comandada por Zé Boquinha. “Em 1995 tivemos o ano de ouro com o tricampeonato Paulista, Panamericano e a conquista do inédita Sul-Americano. Quero cumprimentar a Câmara, em nome do Serginho Carnevale, por essa justa homenagem”, disse o prefeito.

Emocionado, Zé Boquinha, após receber a medalha recordou-se do início da vida esportiva aos 16 anos de idade quando foi colocado no time titular do XV de Piracicaba, categoria juvenil, pelo técnico Mané Bortolotti. “Tudo começou ali meu grande amigo”, disse o homenageado.

Zé Boquinha reafirmou que Rio Claro foi o melhor lugar do mundo que ele trabalhou. Externou o carinho que carrega pela cidade onde multiplicou amigos e se tornou técnico vencedor. “Essa é mais uma homenagem que recebo nesta cidade que certamente vou guardar no livro das minhas melhores recordações”, finalizou.

Repercussão

“Em 1987, Rio Claro sagrou-se campeão pelas mãos do Zé Boquinha dando início aos anos de glória do nosso basquete. É uma honra participar desta homenagem”, Adriano La Torre.

“Em 1996, o Zé Boquinha recebeu título de Cidadão Rio-Clarense no qual meu pai, o saudoso José Carlos Leonhardt, votou e hoje estou aqui participando desta justa homenagem também como vereador”, disse Hernani Leonhardt.

“É uma honra para mim estar representando meu pai, o deputado Aldo Demarchi, nesta solenidade. Liderança e comprometimento, são as palavras que retratam o trabalho do Zé Boquinha como técnico de basquete”, Val Demarchi.

Biografia

Conhecido como Zé Boquinha é natural da cidade de Santa Bárbara D’Oeste.

Iniciou sua caminhada no basquete nas categorias de base do União Barbarense.

Também jogou no XV de Piracicaba onde ficou até 1968 sagrando-se campeão Paulista do Interior. Venceu também sete edições dos Jogos Abertos.

Passou pelo Tênis Clube de Campinas e atuou no Corinthians em 1971 e 1972 onde também comemorou título estadual.

Acumula medalha de bronze com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos Universitários de Tóquio, Japão, em 1967 e medalha de ouro no Sul-Americano no Chile em 1970.

Como técnico, em 1978, três anos após encerrar carreira como jogador, o homenageado assumiu o Tênis Clube de Campinas.

Dirigiu ainda Flamengo, Corinthians, Rio Claro, Universo /Ajax de Goiás, Unitri de Minas Gerais, entre outros.

Foi campeão dos Jogos Abertos do Interior em 1988, campeão paulista em 1987 e em 1995, e Sul-Americano e Pan-Americano com o Rio Claro no mesmo ano, além de ter sido campeão carioca pelo Flamengo, goiano pelo Universo e mineiro pelo Unitri.

Eleito quatro vezes o técnico do ano, o homenageado encerrou a sua carreira em 2006 com 1.017 vitórias.

Atualmente é comentarista de basquete da ESPN.

Tornou-se Cidadão Rio-Clarense por meio da entrega de título feito pela Câmara Municipal.

Em várias oportunidades manifestou seu amor por Rio Claro inclusive dizendo que “é a única cidade que o faria balançar, caso recebesse um convite para retomar a carreira de técnico no basquete.


Comentários: