Categorias

URGENTE: rapaz ameaça se jogar da ponte do Inocoop

Nesta noite de sexta-feira (16), um rapaz de 30 anos, tentou se jogar da ponte da Avenida 25, no Km 173 da Rodovia Washington Luís (SP-310, que liga o bairro Inocoop, em Rio Claro (SP).

Segundo informações, as equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, a ponte ficou interditada por mais de 1 hora e depois de muita conversa o homem desistiu de se jogar da ponte e recebeu atendimento médico. No dia 16 de agosto, um homem também ameaçou se jogar no mesmo local e foi salvo pelas forças de segurança.

Prevenção ao suicídio

Publicidade

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e, com o tema “Agir Salva Vidas”, a campanha Setembro Amarelo traz o alerta para a importância de se abordar o assunto.

Em Rio Claro, a rede de saúde pública oferece atendimento voltado à saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a orientação é que as pessoas que precisam de ajuda procurem o atendimento. 

Neste sentido, a participação de amigos e familiares é fundamental para auxiliar as pessoas que demonstram sofrimento ou que apresentam mudanças acentuadas de comportamento. “É preciso estar disposto a ouvir e, se não se sentir capaz de lidar com o problema apresentado, ir junto em busca de ajuda profissional, sendo o acompanhamento psicológico e opsiquiátrico os mais indicados”, destaca Nathalia de Almeida Rodrigues, chefe da divisão de atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do atendimento na rede pública, para as situações de crise, há o Centro de Valorização da Vida (CVV), que faz apoio emocional e preventivo ao suicídio pelo telefone 188.

A Organização Mundial de Saúde aponta que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. A organização da campanha acredita que falar sobre o assunto é uma forma de entender quem passa por situações que levam a ideias suicidas.

A rede de saúde mental em Rio Claro conta com três Caps: o Caps III, que fica na Rua M-9, 50, Floridiana; o Caps Álcool e Drogas, localizado na Avenida 4, 1.171, Centro, e o Caps Infantojuvenil com atendimento realizado na Rua 15, 51, Consolação.


Comentários: