Categorias

Furacão atinge a Flórida. Cerca de 2 milhões de moradores ficaram sem energia

Tormenta vai cruzar a península da Flórida de Oeste para Leste. Milhões de pessoas deixam suas casas e tentam chegar aos Estados vizinhos

Os ventos do furacão Ian começaram a atingir a costa sudoeste da Flórida, provocando chuvas e tempestades que já provocaram o corte no fornecimento de energia elétrica. Cerca de 1 milhão de residências e empresas, o que significa mais de 2 milhões de moradores, estão sem energia . Mais de 2,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e tentam chegar aos Estados vizinhos. Os serviços de emergência do governo já estão se mobilizando para ajudar a população. Cerca de 3,5 milhões de refeições estão prontas para serem distribuídas, além de 3 milhões de litros de água potável.

Num movimento raro, o furacão vai atravessar a Flórida de Leste a Oeste, passando por Tampa, Orlando e chegando ao litoral do Atlântico.  De acordo com o Centro Nacional de Furacões, o Ian cresceu para a categoria 4 durante a noite, com ventos de 250 km/h, abastecido pelas águas quentes do Golfo do México. Ao atingir a Flórida, a tormenta caiu para a categoria 3, com ventos de 180 km/h, suficientes para causar inúmeros estragos.

Publicidade

“Vamos ter dias muito desagradáveis. Tudo vai piorar rapidamente. Temos que ficar atentos”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, reforçando que as pessoas devem procurar um abrigo seguro o mais rápido possível e permanecer lá.

O furacão chega à Flórida depois de causar destruição na região Oeste de Cuba, onde duas pessoas morreram e extensas áreas ficaram inundadas. Os ventos fortes chegaram a derrubar toda a rede elétrica do país.

O ritmo lento de Ian significa que a tempestade deve passar um dia ou mais circulando pela península da Flórida, despejando fortes chuvas, em uma ampla área, incluindo Tampa, Orlando e Jacksonville, no parte nordeste do estado.

Nos mais de 400 quilômetros de litoral da Flórida, são esperadas ondas de até 3,6 metros, de Bonita Beach a Englewood, alertou o Centro de Furacões. Ao largo da costa, na ilha de Sanibel, perto de Fort Myers, a água em redemoinho cobria as áreas residenciais e estava na metade dos postes das caixas de correio no meio da manhã. A água do mar correu para fora da Baía de Tampa, deixando partes do fundo lamacento expostas.

O governador declarou que o estado já tem 30 mil homens, equipes de busca e resgate e 7 mil soldados da Guarda Nacional da Flórida e de outros lugares prontos para ajudar quando o tempo melhorar.

Autoridades alertaram os moradores de que Tampa ainda pode enfrentar ventos fortes e chuvas de até 50 centímetros.“Por favor, por favor, esteja ciente de que ainda não estamos fora de perigo”, disse a prefeita de Tampa, Jane Castor, em um vídeo no Twitter. “A inundação ainda vai ocorrer.”

Veja o vídeo feito pelo nosso parceiro The Washington Post sobre os estragos que o furacão Ian está fazendo na Flórida:


Comentários: